MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Em ato inédito, formando de Direito da Urcamp cola grau com toga branca

Quebra de protocolo representou direito à liberdade religiosa para Alessandro de Quadros

Em 12/08/2024 às 15:51h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Em ato inédito, formando de Direito da Urcamp cola grau com toga branca | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

O curso de Direito da Urcamp, que completa 55 anos em 2024, sinaliza a capacidade de reunir conquistas de décadas de tradição e reconhecimento sem deixar de estar integrado às transformações sociais. No sábado, 10, a graduação realizou a cerimônia de formatura de sua 99ª turma de bacharéis no salão do Clube Cantegril, com uma peculiaridade. O formando Alessandro de Quadros Sacco Demeneghi colou grau com toga branca, representando uma ação afirmativa que reconhece sua religião e o processo de formação de sua identidade.

De acordo com a coordenadora, professora Lourdes Helena Martins, o ato representa o reconhecimento de direitos fundamentais a começar pelos próprios acadêmicos do curso de Direito. Para ela, o acadêmico construiu a sua identidade em torno da religião e demonstra isso porque é Pai de Santo. “Reconhecer este direito é garantir o que ensinamos sobre liberdade de religião e direitos constitucionais”, frisou.

Pai de Santo de Umbanda, Alessandro ingressou com um pedido de quebra de protocolo para usar branco em função de fundamentar o significado da sua religião e de sua fé. O pedido percorreu os trâmites formais e jurídicos sem que nenhuma oposição fosse apresentada, resultando em sua aprovação. “Nossa instituição é laica, por isso não podemos ser intolerantes. Devemos respeitar todas as religiões”, afirmou o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança. 

Agora formado, Quadros diz que foi muito importante ser o primeiro no Rio Grande do Sul a adquirir este direito. “A religião faz parte de quem a gente é. Eu só tenho a agradecer o auxílio da instituição porque cheguei a pensar que nem seria possível “, declarou.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br