MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Criada Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde

Em 11/08/2024 às 08:05h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Criada Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Secas prolongadas, inundações, queimadas, aumento de temperaturas e ondas de calor, emergências climáticas que têm impacto na saúde da população, pensando na gestão destes problemas, a partir de agora com a coordenação do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), uma sala do Ministério da saúde passa a monitorar situações emergenciais relacionadas ao clima.

A sala de situação tem como objetivo planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas em momentos de urgência. “Os fenômenos extremos climáticos estão se tornando mais intensos e mais frequentes. Isso tem impacto na saúde humana. A sala de situação facilita a articulação interministerial e interinstitucional. Para o próprio ministério, facilita a ações, como nos comunicarmos melhor com a população sobre os riscos decorrentes das emergências do clima”, explica Agnes Soares da Silva, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. 

Elaborar orientações para resposta rápida frente as emergências climáticas, promover a articulação com gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) e divulgar as informações relativas à situação de saúde das regiões afetadas por estes eventos estão entre as atribuições da sala de Situação.

O grupo sterá encontros semanais, com representantes de todas as secretarias do ministério, além de representantes de outros órgãos e entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Entre as propostas também está a capacitação para os profissionais de saúde que atuam nas áreas afetadas. As comunidades mais vulneráveis, especialmente populações de baixa renda e localizadas em áreas de difícil acesso e comunidades indígenas e ribeirinhas, que enfrentam riscos maiores devido à falta de acesso a infraestrutura adequada para acesso a serviços de saúde. 

As ações fazem parte da construção do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Fonte da Matéria: Ministério da Saúde
Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br