Eleições 2024
TSE cria canal para denúncias de desinformação nas eleições
por Redação JM
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um novo serviço de disque-denúncia, chamado SOS Voto, para combater a desinformação durante as Eleições Municipais de 2024. A partir de agora, qualquer cidadão pode reportar notícias falsas e outras formas de desinformação sobre o processo eleitoral por meio do número 1491, disponível em todo o Brasil.
O SOS Voto está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. A linha tem capacidade para receber até mil chamadas por dia e é atendida por funcionários do TSE especialmente treinados para lidar com essas denúncias.
A iniciativa, que visa aumentar a transparência e a eficácia no combate à desinformação, foi proposta pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. O número 1491 foi criado em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e faz parte do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O SOS Voto complementa o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), uma plataforma online para o registro de denúncias.
Além de registrar denúncias por telefone, o SOS Voto também orienta os cidadãos sobre como fazer denúncias diretamente pela internet através do Siade. Caso as denúncias sejam confirmadas, elas serão encaminhadas para a Polícia Federal, o Ministério Público, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou para a autoridade eleitoral responsável.