Eleições 2024
Bagé terá três candidatos à Prefeitura nas eleições
por Redação JM
Três candidaturas devem disputar a Prefeitura de Bagé. Convenções realizadas durante o final de semana praticamente definiram o cenário. Partidos e federações têmâ¯até 15 de agosto para registrar os nomes dos postulantes na Justiça Eleitoral. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV, no caso do município, inicia no diaâ¯30 de agosto.
No sábado, 2, em convenção que reuniu lideranças estaduais, o PL, partido que representa a gestão municipal, aprovou a pré-candidatura da jornalista Roberta Mércio à Prefeitura de Bagé. A pré-candidata da situação é pós-graduada em Educação e Diversidade Cultural, tem MBA em Metodologias Ativas e é pós-graduanda em Gestão Pública.
O PL deve disputar o pleito com apoio do Progressistas, do Republicanos, do União Brasil, do PRD e do PSD. O PSDB, que chegou a indicar nome para compor majoritária, deve disputar sem coligação. A expectativa, até o fechamento da edição, era pela realização da convenção do MDB.
O partido, que inicialmente poderia compor com o PT, sofreu intervenção da Executiva estadual. MDB e PL estabeleceram acordos para composição de coligações, o que reflete nos pleitos de Porto Alegre, Rio Grande, e, em âmbito regional, no cenário de Candiota.
A Federação Brasil da Esperança, que engloba os partidos PT, PC do B e PV, homologou em convenção realizada no sábado, 3, a pré-candidatura de Luiz Fernando Mainardi a prefeito de Bagé. Das 18 vagas de pré-candidatos que a Federação tem direito para compor a nominata de vereadores, 16 serão do PT e dois do PCdoB. O PV não indicou nenhum nome. O PSB também aprovou apoio à pré-candidatura. O Cidadania também declarou apoio à pré-candidatura.
Mainardi já exerceu cargo de vereador e prefeito de Bagé, em duas oportunidades. Elegeu-se deputado federal, em 1994, reelegendo-se em 1998. Foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 2010, assumindo a Secretaria Estadual da Agricultura, no governo de Tarso Genro.
O vice da chapa será o empresário Beto Alagia, do Podemos. O pré-candidato a vice-prefeito disputou o pleito municipal pela primeira vez em 2020, também pelo Podemos, como candidato a prefeito, alcançando 1.203 votos.
{AD-READ-3}As candidaturas contam com apoio crítico da federação PSOL-Rede. A ressalva na forma de apoio está relacionada à composição da chapa majoritária. O presidente da federação, Fernando Vargas Vieira, explica que, na prática, o apoio à pré-candidatura do PT será mantido, destacando, porém, que não será um apoio completo, mas sim crítico, considerando a composição do PT com o Podemos, uma legenda de direita.
O PDT aprovou no domingo, 4, a pré-candidatura do advogado Álvaro Pimenta Meira. Estreante na política, o procurador jurídico da Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp) filiou-se ao partido há pouco tempo. A sigla vai disputar o pleito com chapa pura. A pré-candidata a vice-prefeita é a presidente do diretório municipal, Elenara Ianzer. Em 2020, ela disputou a prefeitura, com candidatura formalizada após desistência do advogado Francisco Rosa dos Santos (Chico Brizola), morto em 2023.