MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Leilão beneficente de artesanato em lã arrecada fundos para entidades de idosos

Em 26/07/2024 às 22:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Leilão beneficente de artesanato em lã arrecada fundos para entidades de idosos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Leilão contou com a presença do reitor da Urcamp, Prof. Dr. Guilherme Marques Bragança Foto: Divulgação

Na noite de quinta-feira, dia 25, a Sociedade Espanhola de Bagé foi palco de um evento que uniu cultura, solidariedade e desenvolvimento local. A Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac) realizou uma exposição de artesanato em lã seguida de um leilão beneficente, com a renda destinada às entidades assistenciais de idosos.

O leilão de peças de artesanato em lã, utilizando diferentes técnicas em produtos variados, como tapetes, colchas, cachepôs e peças de vestuário, demonstrou o talento e a dedicação das artesãs do Alto Camaquã, reforçando a importância de projetos que valorizam a cultura local e promovem o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa, desenvolvida pela Adac entre agosto de 2022 e outubro de 2023, buscou criar perspectivas de futuro para jovens mulheres do Alto Camaquã através da capacitação em processos de artesanato em lã ovina. Dez mulheres dos municípios de Pinheiro Machado, Bagé e Canguçu foram selecionadas para receber treinamento das instrutoras do projeto. Elas aprenderam a lavar, cardar, fiar e tecer, utilizando técnicas de tricô, crochê, feltragem e tear. Ao longo do projeto, mais de 100 peças foram confeccionadas, incluindo tapetes, cortinas, trilhos, toucas, luvas e mantas.

Márcia Collares, uma das idealizadoras da atividade, avaliou positivamente o evento: “Vendemos várias peças. Ainda não apuramos os valores, mas foi um excelente evento, com a participação de artesãos, colaboradores, músicos, o leiloeiro Silvinho Oliveira, o reitor da Urcamp, professsor doutor Guilherme Cassão, o pró-reitor de extensão, Guilherme Collares, além da comunidade”.

O evento também contou com a colaboração da Emater na organização. Ana Rosa Sonaglio, extensionista rural da Emater, destacou a importância do projeto: “Foi muito importante, especialmente para as mulheres envolvidas, que valorizam e trabalham com a pecuária, criando ovelhas. É uma transformação significativa, pois esse projeto estimulou a renda e a independência das participantes”.

Uma das participantes, Zair Franco da Silva Franco, de 66 anos, compartilhou sua experiência. Para ela, o trabalho com lã é um legado familiar, transmitido de geração em geração. “Aprendi com minha mãe e avó a trabalhar com a lã de ovelha”. Moradora das Palmas durante toda a vida, onde tem criação de ovelha corriedale, participa de todos os processos de beneficiamento da lã, desde a tosquia, lavagem, abertura e cardamento da lã. Mas geralmente, utilizava o produto para consumo próprio, em peças de vestuário e cobertores para a própria família.

A partir do curso, deu início ao processe de produção de peças para comercialização, principalmente de itens acessórios, como luvas, meias, toucas e polainas, que ajudam a aquecer no rigor do inverno.

Mantendo o legado familiar, Maria Claudete da Silva Franco Palma, de 50 anos, acompanhou a mãe no curso e apresentou algumas peças de produção individual e coletivas durante o leilão. “A gente sabia um pouquinho, tinha noção do que minha mãe fazia. Participar do curso foi uma experiência enriquecedora”, disse.

{AD-READ-3}

O projeto contou com o apoio da Associação para Grandeza e União de Palmas (Agrupa), Urcamp, Sociedade Espanhola e o leiloeiro Silvinho Oliveira, além do financiamento da Secretaria de Cultura do Estado, através do Pró-Cultura.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br