MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Banco de Leite organiza programação especial pela Semana Mundial de Aleitamento Materno

Em 26/07/2024 às 08:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Banco de Leite organiza programação especial pela Semana Mundial de Aleitamento Materno | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada de 1º a 7 de agosto, é um evento crucial para a promoção da saúde infantil e da maternidade. Neste período, o Banco de Leite da Santa Casa de Caridade de Bagé organiza uma programação interna especial, incluindo a confecção de camisetas para aumentar a conscientização entre as pacientes sobre a importância do aleitamento materno. 

A nutricionista do Banco de Leite, Bárbara Palma, destaca que o objetivo dessas ações é enfatizar a importância da doação de leite materno, um recurso vital para o atendimento neonatal. Ela destaca que a contribuição das doadoras é fundamental para manter a qualidade do atendimento oferecido pelo Banco de Leite da Santa Casa de Caridade de Bagé, permitindo que mais crianças recebam o leite materno necessário para uma recuperação saudável e um desenvolvimento robusto.

“O leite materno é um alimento de ouro para bebês e, principalmente, aqueles prematuros de baixo peso que necessitam desse alimento para sua melhor recuperação. É um alimento rico em anticorpos e específico para os recém nascidos, oferecendo toda nutrição e proteção necessária. As doadoras são as principais responsáveis por conseguirmos oferecer o leite de excelência para a recuperação e desenvolvimento dessas crianças”, explica a nutricionista.

A Santa Casa de Caridade de Bagé atende, em média, 35 crianças e realiza cerca de 460 atendimentos a mães por mês. Para manter esses números e aumentar o atendimento de crianças com leite materno exclusivo, são necessários aproximadamente 60 litros de leite por mês. A maior parte das doações provém de mães com bebês internados na UTI neonatal, que entendem profundamente a necessidade desse gesto altruísta.

Bárbara reforça que toda mãe com produção láctea excedente e boa saúde pode contribuir. Para isso, é necessário que a doadora se dirija ao Banco de Leite Humano da Santa Casa de Bagé, disponível das 7h às 19h, para cadastro e orientação. Após esse primeiro contato, as doações subsequentes podem ser realizadas em casa e enviadas ao banco de leite dentro de um prazo de até 10 dias.

O Banco de Leite da Santa Casa de Caridade de Bagé é uma parte integral da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os objetivos primordiais do Banco de Leite Humano incluem promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano de qualidade certificada, e contribuir para a redução da mortalidade infantil.

Desde sua inauguração em 1º de agosto de 2008, o Banco de Leite já realizou 99.027 atendimentos, recebeu leite de 6.564 doadoras e atendeu 6.140 recém-nascidos. Mais de 8 mil litros de leite foram coletados e distribuídos, e para garantir a excelência do leite humano fornecido, mais de 29.400 testes de qualidade foram realizados.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br