Memórias & Afetos
Cavalo preto
por Redação JM
"A Correaria Central, foi fundada no dia 4 de abril de 1938, na Avenida General Osório, esquina Salgado Filho, por Mário Lanicca Domenech nascido em Bagé em 1913, filho do casal Francisco A. Domenech e Antonieta lannica Domenech.
Seus primeiros estudos foram feitos no antigo Colégio Elementar 15 de novembro, foi aluno da professora Melanie Granier e frequentou o Colégio Auxiliadora.
Mário Domenech iniciou suas atividades como funcionário da extinta Correaria Lanicca, de propriedade de seu tio Antonio Lanicca, aos 14 anos de idade, no ramo da correaria. Trabalhou como aprendiz de correeiro, depois passou a trabalhar no balcão, chegando à gerência da firma, quando dela se desligou.
No mesmo ano, Mário se estabelece por conta própria (1938). A firma iniciou com o nome de Correaria Central. Foi sempre um comerciante exemplar, um excelente chefe de família e amigo de seus empregados, que sempre tiveram nele como um segundo pai.
Em 1939, adquire o “manequim do cavalo” na Exposição Farroupilha, em Porto Alegre. No decorrer dos anos, o povo batizou a Correaria Central, na famosa e histórica casa, de “Casa do Cavalo Preto”."
Texto: Familia Domenech