MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comunidade indígena passará a contar com iluminação pública

Em 24/07/2024 às 08:59h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Comunidade indígena passará a contar com iluminação pública | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga/ArquivoJM

A comunidade indígena Tekoa Pindó Mirim, localizada próximo à Santa Thereza, em Bagé, na área onde ficava o Horto Municipal, está prestes a receber melhorias significativas.

Desde setembro de 2023, o Estado tem repassado recursos mensais de R$ 2 mil reais para o Fundo Municipal de Saúde, com o objetivo de atender às necessidades emergenciais e estruturais dessa comunidade e, entre as melhorias, foi solicitado pelos indígenas a colocação de rede de energia. Em resposta a essa demanda, a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a Prefeitura de Bagé, em parceria com a Coopersul, iniciou a instalação de postes de iluminação pública. A previsão é que, em breve, os fios sejam instalados, permitindo que a comunidade finalmente tenha acesso à luz elétrica. 

O Programa Estadual de Incentivo para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) foi criado em 19 de abril e tem, dentre seus objetivos, garantir a atuação complementar do Estado na qualificação à Atenção Primária a Saúde dos povos indígenas, contribuindo para atenção diferenciada e para a redução de vulnerabilidade sociais respeitando e valorizando seus modos de vida e medicina tradicional.

Conforme a titular da 7ª CRS, Claudia Souza, a aldeia Tekoa Pindó Mirim, em Bagé, conta com 48 indígenas reconhecidos Ela explica que, através da Portaria, a Coordenadoria  tem acompanhado as políticas públicas voltadas para povos indígenas e quilombolas. Entre as ações previstas, destacam-se a qualificação da atenção primária à saúde desses povos e o atendimento a pedidos específicos da comunidade.

Claudia salienta que, recentemente, a comunidade indígena solicitou auxílio para a obtenção de alimentos, uma roçadeira para a manutenção do ambiente e iluminação pública, necessidades que têm sido monitoradas e atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde. "Parte dos alimentos já está em processo de entrega, com previsão para esta semana. A roçadeira será adquirida em breve, visando a limpeza e segurança da área, que frequentemente apresenta problemas com bichos peçonhentos”, destaca.

A coordenadora ressalta que uma das maiores preocupações da comunidade era a falta de iluminação pública, que persiste desde sua chegada a Bagé, há mais de dois anos. “Sem luz, a situação se torna ainda mais crítica para os moradores, incluindo uma criança menor de dois anos que necessita de oxigênio para continuar o tratamento médico em casa”, disse.

O presidente da Coopersul, Jaci Coelho (Titi), esteve no local juntamente com a coordenadora. “Essa ação conjunta entre o Estado, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Infraestrutura e a Coopersul reflete o engajamento da sociedade em melhorar as condições de vida dos povos indígenas. A continuidade desse trabalho busca garantir que outras necessidades sejam atendidas e que as políticas públicas se tornem cada vez mais eficazes para esses grupos vulneráveis”, afirmou Cláudia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br