MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Documentário resgata vida e obra de um dos ícones da história de Bagé

Em 17/07/2024 às 22:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Documentário resgata vida e obra de um dos ícones da história de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Documentário é a primeira parte de uma série Foto: Felipe Valduga

Na tarde desta quarta-feira, 17 de julho, durante o VII Encontro Municipal de História, foi lançado o documentário “Tarcísios”, obra produzida pelo coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, professor Glauber Pereira, e pelo também jornalista e professor Jeferson Vainer. O lançamento, que aconteceuno Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, celebrou o aniversário de 213 anos da cidade, uma data precisa graças ao trabalho meticuloso de pesquisa histórica de Tarcísio Taborda, o homenageado do documentário.

A produção foi uma colaboração com a curadoria dos Museus da Urcamp, liderada pelas professoras Carmen Barros e Maria Luiza Pêgas. Durante o encontro, as diretoras dos museus apresentaram um painel sobre a vida e obra de Taborda, ressaltando sua importância como guardião das memórias e do passado de Bagé.

Vainer destacou a natureza coletiva do projeto: “O documentário foi uma proposição do Museu Dom Diogo, com as gestoras Carmen Barros e Maria Luiza Pêgas, que fizeram a produção e chamaram os entrevistados. Glauber e eu produzimos e gravamos as entrevistas. Também incluímos depoimentos de pessoas de fora que não puderam estar presentes”.

Pereira acrescentou que o documentário se originou da necessidade de reintroduzir Tarcísio Taborda à comunidade: “Cada pessoa entrevistada trouxe um ‘Tarcísio’ novo, revelando facetas desconhecidas, como seu envolvimento com o teatro.”

Maria Luiza Pêgas ressaltou que este é apenas o primeiro módulo do documentário: “Vamos continuar a mostrar pessoas que conviveram com Tarcísio Taborda. Todas as pessoas que participaram do documentário têm um profundo apreço e admiração por ele. Foi desafiador relatar toda a vida deste grande homem em pouco tempo, mas estamos comprometidos em continuar este trabalho.”

O documentário, que dura 35 minutos, é descrito como uma primeira pincelada da vasta e complexa figura de Taborda. Segundo Vainer, o projeto poderá gerar algo muito maior e mais profundo, com outras narrativas explorando as diversas histórias de Taborda. Pereira reforçou essa visão, afirmando que “o que fizemos agora é uma tentativa humilde de começar a construir uma história que continua a influenciar o presente e o futuro de Bagé.”

Para aqueles que desejam assistir ao documentário, ele seguirá em exibição durante a exposição “Tarcísio é Bagé”, que homenageia o pesquisador e está disponível até o final do mês no Museu Dom Diogo de Souza.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br