MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Documentário 'A Arte da Diplomacia' abre atividades da Sala de Cinema no Teatrinho da Urcamp

Em 16/07/2024 às 13:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Documentário 'A Arte da Diplomacia' abre atividades da Sala de Cinema no Teatrinho da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exibições serão periódicas, temáticas e gratuitas | Foto: Felipe Valduga

Na tarde de segunda-feira, dia 15, foi inaugurada uma nova opção de programação para os amantes do audiovisual: a sala de cinema no complexo do Museu da Gravura Brasileira. O espaço, viabilizado através de um edital de fomento à cultura do Ministério da Cultura - obtido através de projeto da Associação dos Amigos dos Museus de Bagé - marca um importante passo para a valorização e difusão da arte cinematográfica na região. As exibições serão temáticas, gratuitas e abertas ao público, proporcionando um espaço inclusivo e educativo para a comunidade.

A sala de cinema foi inaugurada com a exibição do filme "A Arte da Diplomacia", do cineasta bajeense Zeca Brito, padrinho do novo espaço. A obra discorre sobre o envio do Brasil ao Reino Unido de mais de 160 pinturas doadas por 70 artistas modernistas brasileiros para serem exibidas e leiloadas nas terras inglesas durante a Segunda Guerra Mundial. A ação teve grande valor simbólico no contexto bélico da época.

Brito destaca a conexão entre o filme escolhido para inaugurar a sala de cinema e o local, já que o teatro faz parte do complexo do Museu da Gravura Brasileira, que abriga obras do Grupo de Bagé, composto por Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar. Este último é um dos artistas mencionados no documentário de Brito, já que teve obras expostas na Europa.

Brito relata que tem uma relação especial com o Museu da Gravura Brasileira e seu complexo, que já sediaram as oficinas de arte do Cenarte, no momento de maior ebulição do projeto, além do teatrinho da Urcamp, que também fica dentro do complexo. "Foi no Cenarte que iniciei meu contato com as artes, frequentando o espaço dos 11 aos 16 anos. Foi onde fui alfabetizado nas artes visuais, onde expus pela primeira vez minha produção artística visual e onde me percebi como artista", relembra Brito. "Ver o espaço utilizado como sala de cinema, comprometido com a potência e as diferentes características artísticas do local, cumpre o papel de estabelecer uma conexão multidisciplinar das artes."

Eliane Simões Pires, representante da Associação dos Amigos dos Museus, destaca que o evento garantiu a inauguração do espaço da sala de cinema com a presença do padrinho. "Agora, segue a programação da sala de cinema com atividade no dia 10 de agosto, às 18h, com a exibição de um filme do Cultura Sul, movimento literário bajeense", comenta Pires.

Já no final de agosto, a programação contará com exibição de produção de diretores de Bagé. Além disso, a equipe está organizando um cineclube e programações com as escolas como contrapartida da Lei Paulo Gustavo. Foi através dessa lei que o projeto da Associação dos Amigos dos Museus recebeu recursos para realizar a programação, com verba que possibilitou a compra de equipamentos para projeção que serão utilizados na sala de cinema. A lei também contemplou o novo catálogo do Museu da Gravura Brasileira e a história do Cenarte. O projeto acontece em parceria com o Cenarte, Museu da Gravura Brasileira e Urcamp.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br