MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Terapia ocupacional: um mercado em expansão

Em 14/07/2024 às 09:24h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Terapia ocupacional: um mercado em expansão | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Freepik

Você sabia que a Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras?

No tratamento, é utilizada a ocupação humana para prevenir e tratar dificuldades físicas e ou psicossociais que interfiram no desempenho no desenvolvimento, na independência e autonomia do indivíduo em relação às atividades da vida diária (AVD), atividades da vida. Assim, ao terapeuta ocupacional compete avaliar o paciente e identificar quais as disfunções. A área de atuação aborda reabilitação

Esses profissionais atuam nas etapas de pré e pós-operatório, durante a internação e nos ambulatórios. Trabalham, ainda, na reabilitação de pacientes com benefícios para pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia. 

O mercado de trabalho engloba diversos locais, como hospitais, clínicas, ambulatórios e lares de idosos e também em projetos sociais, escolas, empresas, casas de família, no sistema prisional, entre outros. 

O terapeuta ocupacional atua verificando as habilidades e limitações de cada pessoa, criando junto do paciente novas formas de fazer o que ele quer e precisa, com a maior autonomia e independência possíveis. Cabe a ele rastrear as atividades que a pessoa já fazia ao longo da vida, sem focar apenas na sua doença ou condição limitante. A partir daí cria-se uma conexão, que resgata, constrói ou insere na sua rotina, as atividades necessárias ao desejo de cada um.

Novo curso na Urcamp

Em 4 de julho, uma transmissão ao vivo marcou o lançamento oficial do curso que passa agora a ser oferecido pela Urcamp. O reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, acompanhado do pró-reitor de Ensino, professor doutor Rafael Moreira e da coordenadora do curso de Terapia Ocupacional e da Fisioterapia, professora doutora Ana Zilda Colpo, fizeram a apresentação do curso.

Foram aprensentadas as características, modelo de ensino e abordadas questões referentes ao mercado de trabalho. “Nós estamos muito felizes em anunciar este curso, porque é uma demanda muito grande vinda da comunidade, hoje temos poucos profissionais atuando nesta área da saúde, tão importante e necessária para a reabilitação de pessoas”, pontua o reitor.

Já a coordenadora do curso destacou a empregabilidade. “Hoje temos apenas quatro profissionais terapeutas ocupacionais atuando dentro de Bagé, mas os demais municípios que circundam a nossa região não dispõem de nenhum, isso já demonstra a necessidade de termos gente especializada para cuidar das pessoas”, revela.

O curso na modalidade digital conta com aulas on-line e presenciais práticas ao longo do currículo e o período, até a formação, é de quatro anos. A Urcamp vai oferecer toda a estrutura, com atividades monitoradas, inclusive, dentro do Hospital Universitário.

O pró-reitor de Ensino falou que o curso pode ser acessado em qualquer cidade da região, facilitando os horários e tempo disponível do acadêmico. “Nós sempre somos cobrados quando vamos aos demais campi de nossa Instituição pela oferta de novos cursos, nesta modalidade, a região toda fica apta para estudar e fazer a sua graduação, com o selo de qualidade Urcamp”, destaca.

As facilidades da Urcamp, disponíveis para os demais cursos, também serão oferecidas a esta nova graduação, como o crédito Pravaler, por exemplo, que permite ao aluno cursar e efetivar o pagamento após a formação.

Como fazer

{AD-READ-3}

O curso de Terapia Ocupacional da Urcamp começa a ser oferecido neste vestibular para ingresso já no mês de agosto, quando iniciam as aulas do segundo semestre de 2024. O Vestibular Solidário é on-line pelo site: http://vestibular.urcamp.edu.br.

O candidato fica isento da taxa de inscrição. Os interessados que fizerem uma doação de alimentos, vestuário, material de limpeza ou brinquedos, no momento da matrícula, ganham um curso livre gratuito da Plataforma QUO. Desta forma, Urcamp e comunidade, ajudam as famílias afetadas atingidas pelas enchentes em nosso estado. Mais informações podem ser obtidas no site: http://urcamp.edu.br através do chat ou pelo canal direto da Central do Estudante, através do whatsapp das matrículas (53) 99925 9561.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br