MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Professora da Urcamp lidera pesquisa sobre Indústria Criativa na fronteira tríplice

Em 11/07/2024 às 15:55h
Professora da Urcamp lidera pesquisa sobre Indústria Criativa na fronteira tríplice | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A professora Elisabeth Cristina Drumm, da Urcamp, está à frente de um projeto inovador que visa mapear e analisar as políticas públicas voltadas para a Indústria Criativa na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. O projeto de pós-doutorado faz parte de um projeto aprovado pelo edital internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenado pelo Dr Tiago Costa Martins, da Unipampa de São Borja, será desenvolvido na Universidad de la República (Udelar), no Uruguai, durante seis meses, dentro Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas - PPGPP.

A pesquisadora conta que foi convidada pelo professor Tiago Costa Martins, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e que inicia sua pesquisa já neste mês. O trabalho envolve um diagnóstico das iniciativas governamentais de promoção e fomento à Indústria Criativa nos três países, com o objetivo de identificar recursos alocados, pontos positivos e negativos, além de analisar estratégias para uma possível integração internacional. A submissão do projeto contou, ainda, com o apoio institucional do Corede Campanha, do Codepampa e do Inova RS Fronteira Oeste e Campanha.

O projeto emprega uma pesquisa documental minuciosa das políticas públicas para a Indústria Criativa nos três países, analisando documentos oficiais, legislação e iniciativas relevantes. O estudo será categorizado em três fases: diagnóstico/mapeamento, categorização (implícito e explícito) e proposição de parâmetros e caminhos possíveis para os três países. A pesquisa busca identificar boas práticas e oportunidades de cooperação entre os três países, fortalecendo a Indústria Criativa e promovendo o desenvolvimento econômico e cultural na região.

As categorias de análise incluem diversos setores da Indústria Criativa, como patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, audiovisual, livro, leitura e literatura, criações funcionais e tecnologia. Esses setores serão estudados em suas diferentes etapas do ciclo criativo: criação/preservação, produção, distribuição/circulação e consumo/participação.

No Uruguai, Elisabeth Cristina Drumm será supervisionada pelo professor Alejandro Noboa, da Udelar, enquanto no Brasil, seu supervisor é o professor Tiago Costa Martins, da Unipampa de São Borja. "A indústria criativa é uma das possibilidades de pensar o desenvolvimento da nossa região, especialmente em função da geração de renda e da diminuição da desigualdade regional", destacou a pesquisadora.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br