Água na Boca
Sopa creme 'fondue' com cogumelos
por Giana Cunha
Dias frios combinam com alimentos quentes. Vale aproveitar essa onda polar sobre a região para explorar todas as possibilidades desse prato que remete à casa da gente. Agora, imagina reunir a sopa a cremosidade do fondue, prato típico do inverno gaúcho? Quem resiste?
O fondue teve origem na Suíça. Com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais elaborado. E da mesa dos camponeses suíços acabou ganhando os ambientes mais finos.
A expressão fondue é francesa, já que a França e Suíça fazem fronteira. Seu significado é derreter ou fundir. A origem ainda é incerta, mas tudo indica que o primeiro fondue foi feito no século 18, com homens do campo que habitavam as regiões montanhosas. Ali, era praticamente impossível ir para os centros em busca de alimentos. A base da produção era o queijo, que era derretido para ser comido com pão. E assim surgiu essa comida, deliciosa, nutritiva e ideal para esta estação gelada.
Ingredientes
130g de queijo gruyère
100g de cogumelos em conserva
25g de cogumelos secos
80g de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de manteiga
1 litro de caldo de galinha
1 cálice de vinho branco ou kirsch
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
100ml de creme de leite fresco
6 pães italianos, individuais, sem o miolo
Sal a gosto
Como fazer
Lave bem os cogumelos secos e coloque-os de molho com água suficiente para cobrí-los por 2 a 3 horas. Escorra e reserve.
Em uma caçarola média, leve a manteiga para aquecer, junte a cebola e alho para dourarem.
{AD-READ-3}Acrescente os cogumelos secos reidratados e os em conserva para refogarem por 5 minutos, mexendo sempre. Retire metade deles, corte-os em fatias finas e reserve. Acrescente o caldo de galinha e deixe cozinhar por 25 a 30 minutos, em fogo baixo. Retire do fogo e bata em liquidificador.
Volte a mistura para a panela, junte os queijos, a farinha de trigo e o creme de leite, cozinhando por mais 3 minutos até que o queijo derreta. Acrescente os cogumelos fatiados, mexa bem e sirva dentro de pães italianos, preaquecidos no forno, ou em pratos acompanhados por croutons. Sirva imediatamente.