MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Trigo atinge 69% da área projetada para safra no RS

Região administrativa da Emater de Bagé deve cultivar mais de 150 mil hectares

Em 06/07/2024 às 07:30h

por Redação JM

Trigo atinge 69% da área projetada para safra no RS | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Com estimativa de produzir trigo em 1.312.488 hectares no Rio Grande do Sul, nos últimos dias o plantio avançou e atinge 69% da área projetara para o Estado nesta Safra. Progredindo de forma mais lenta em regiões com maior umidade relativa do ar e no solo e com mais intensidade onde não ocorreram chuvas, o plantio do trigo está atrasado, mas, de acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado quinta-feira, dia 4, pela Emater/RS-Ascar, há perspectiva de conclusão dentro do período definido no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

As baixas temperaturas nessa fase são favoráveis para a expressão de alto potencial produtivo do trigo, cujas últimas lavouras implantadas apresentam melhor emergência e estande de plantas. As geadas favorecem a sanidade da cultura, diminuindo a incidência de insetos e de doenças. Em relação ao controle de doenças foliares, iniciou a realização de aplicações preventivas. Houve necessidade de segundo manejo químico para controle de plantas nas áreas em que a dessecação foi realizada no início de junho.

Com estimativa de cultivo em 365.590 hectares na Safra 2024, a implantação da aveia branca foi finalizada, com atraso em relação ao planejado pelos produtores, devido à recorrência de chuvas no período e à falta de sol. Por outro lado, essa situação, de maneira geral, não deve impactar os tetos produtivos da cultura.

Na região

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a estimativa da área de cultivo é de 153.200 hectares. "A semeadura avançou pouco na Campanha. Os produtores de Aceguá e Bagé realizam atividades de preparo do solo para a implantação da cultura; nas partes baixas das lavouras, ainda não foi possível entrar com o maquinário devido ao excesso de umidade no solo. Em Caçapava do Sul, o plantio alcançou apenas 25% dos 2 mil hectares a serem cultivados; a previsão é de avanço significativo nos próximos dias, caso o clima continue seco. Em Candiota, o plantio alcançou 15% da área prevista de 2.700 hectares; muitos produtores relatam que a umidade no solo ainda se encontra elevada para a realização da semeadura", frisa o levantamento. 

Já na Fronteira Oeste, em Alegrete, 50% da área total prevista de 25 mil hectares foi semeada. "Em Manoel Viana, os produtores aproveitaram o tempo firme para duplicar a área plantada, passando de 35% para 70% dos 12 mil hectares previstos. Em São Borja, os produtores relatam que o desenvolvimento das lavouras está muito satisfatório. Restam apenas 15% da área por semear no município, o que equivale a cerca de 4.500 hectares. As sementes salvas pelos produtores estão apresentando baixos percentuais de germinação, sendo necessário buscar esse insumo nas revendas e cooperativas para evitar problemas, como o baixo estande das lavouras ou mesmo a necessidade de replantio", conclui a Emater.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br