Campo e Negócios
Expofeira de Bagé tem programação diversificada neste final de semana
por Jaqueline Muza
A 112ª edição da Expofeira de Bagé, reconhecida como a feira agropecuária mais antiga em atividade no Brasil, promete agitar o final de semana com uma programação rica e diversificada. Conhecida por ser a mais tradicional do setor e a mais antiga de rústicos no país, o evento apresenta inovações que reafirmam sua relevância no cenário nacional.
Neste sábado, 28 de setembro, as atividades começam às 17h, com o 7º Remate Evolução Angus, promovido pelos criatórios Sinuelo, Lagoa Preta, Ouro Preto e Formosa. Além disso, o público poderá desfrutar das emocionantes apresentações de gineteada, uma das atrações mais aguardadas, que culminarão em um show do tradicional grupo Os Fagundes, prometendo animar os visitantes.
No domingo, 29 de setembro, a programação segue com mais gineteadas, além do ato inaugural da feira e das premiações, que terão início às 13h30min. O encerramento musical ficará por conta do Grupo Sandim, fechando o final de semana com chave de ouro.
Além do entretenimento, a Expofeira de Bagé, lançada oficialmente no início deste mês, celebra os 120 anos da Associação e Sindicato Rural de Bagé, conforme destacado pelo presidente da entidade, Geraldo Brossard Corrêa de Mello. O evento, que já é uma referência histórica no setor, oferece uma série de atividades, como leilões, exposições de gado, mostras tecnológicas, palestras e eventos culturais. A expectativa é de que a feira movimente significativamente a economia local, atraindo visitantes de várias regiões e fortalecendo o agronegócio.
Urcamp participa do projeto "Escola na Rural"
Este ano, a Expofeira também conta com a participação do projeto "Escola na Rural", fruto de uma parceria entre a Urcamp e a Associação Rural de Bagé. O projeto oferece aos alunos de diversas escolas do município uma imersão prática no setor agropecuário, proporcionando a oportunidade de aprendizado direto com profissionais da área. De acordo com as coordenadoras do projeto pela Urcamp, Paula Santos e Ana Maria Bicca, o objetivo é que os estudantes tenham contato com as realidades da agropecuária e da agronomia, indo além do que aprendem em sala de aula e nos meios de comunicação.
Paula explica que a iniciativa deve continuar em futuras edições da feira, permitindo que as escolas agendem suas visitas e participem de atividades que envolvam não só a agropecuária, mas também outras áreas, como a veterinária.
Provas morfológicas do Cavalo Crioulo
Outro destaque importante da feira são as provas morfológicas do Cavalo Crioulo, realizadas ontem ao longo de todo o dia. Segundo Fausto Betanzo da Costa, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, as provas fazem parte da agenda oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e Bagé abre o circuito de exposições após a Expointer.
{AD-READ-3}Costa destaca que a Exposição de Primavera contou com a participação de 48 animais inscritos, divididos entre as categorias de incentivo (14), para animais até dois anos de idade, e marcados (34). A exposição é considerada uma das mais significativas para os criadores, sendo um marco importante na abertura do ciclo de exposições, mesmo com alguns desafios iniciais, dado que muitos projetos ainda estão em fase de amadurecimento.
A programação da Expofeira promete não só fortalecer o agronegócio da região, mas também proporcionar momentos de cultura e lazer para os participantes.