MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Seminário 'A Campanha te Acolhe' mobiliza lideranças regionais

Objetivo foi fortalecer um movimento coletivo para criar mecanismos de apoio a pessoas e empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Em 02/07/2024 às 09:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Seminário 'A Campanha te Acolhe' mobiliza lideranças regionais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Murilo Gonçalves

Na tarde de segunda-feira, dia 1º, o Salão Nobre da Prefeitura de Bagé sediou o seminário "A Campanha te Acolhe", promovido pelo Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab) e pela Associação Bageense de Engenheiros e Agrônomos (Abea), com o apoio da Prefeitura de Bagé, Urcamp, MUTUA, Inove e rádio Pop Rock. O evento contou com a presença de lideranças regionais, como os prefeitos Sávi Prestes (Lavras), Marcus Peti (Aceguá) e Mário Augusto (Dom Pedrito), além do deputado federal, Afonso Hamm, além do prefeito anfitrião, Divaldo Lara.

O objetivo do seminário foi fortalecer um movimento coletivo para criar mecanismos de apoio a pessoas e empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, incentivando um recomeço na região da Campanha. 

O engenheiro Antônio Luís Arla da Silva, um dos idealizadores da mobilização, destacou a importância do evento para apresentar o movimento "A Campanha te Acolhe" às lideranças da região. "A ideia é tirar uma carta, a 'Carta de Bagé', com propostas levantadas aqui para flexibilizar a instalação de novas empresas e a vinda de novas famílias, com isenções ou flexibilizações fiscais. Queremos tornar a região da Campanha mais atrativa para investimentos, destacando sua segurança e infraestrutura," afirmou Arla.

Arla acrescentou que o papel dos cidadãos é fundamental para o sucesso do movimento. "Nosso papel como cidadãos é dar ideias, pedir e tentar fazer acontecer. Queremos mobilizar a sociedade para apoiar as proposta. Essa é a nossa contribuição para melhorar a região da Campanha”, destacou.

Márcio Marun, diretor da MUTUA-RS (Caixa de Assistência aos Profissionais do CREA), explicou que o movimento surgiu de um programa de rádio que discutia as potencialidades da região da Campanha para acolher pessoas e empresas afetadas pelas enchentes. "Queremos sair daqui com uma fala única, uma união de esforços para valorizar a metade sul. Já temos uma minuta com sete ações, como a solicitação de deliberação de áreas por comodato e a isenção de impostos e taxas de aprovação de projetos," disse Marun.

Marun destacou a importância da união de esforços e do apoio das lideranças políticas. "Queremos levar essas propostas ao governador do Estado, aos deputados estaduais e federais que representam o sul, e contar com o apoio da sociedade civil para desenvolver a metade sul," concluiu.

O deputado federal Afonso Hamm reiterou a importância do movimento que surgiu a partir da união de forças da sociedade civil e demonstrou o apoio à causa debatida na tarde desta segunda-feira. “Nesse momento de reconstrução do Rio Grande do Sul, a região da Campanha, pela sua riqueza e potenciais, poderá ser um diferencial para superarmos esse momento de tragédia, por isso essa perspectiva que a campanha traz é fundamental”, salientou o parlamentar.

Já a deputada estadual Adriana Lara mencionou que as enchentes do Rio Grande do Sul foram a maior tragédia do país e que, nesse momento, a união de prefeitos, e da sociedade civil, para essa iniciativa consolidam uma forma de mostrar o potencial que a região pode oferecer. “Temos a oportunidade de auxiliarmos nossos irmãos gaúchos e ressaltar esse momento de união, buscando propostas de força política para essa retomada, tendo a região como cenário estratégico”, ponderou.

Anfitrião do evento, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, parabenizou o Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab); a Associação Bageense de Engenheiros e Agrônomos (Abea), e demais entidades e lideranças locais e da região que se mobilizaram a pensar em estratégias para a reconstrução do estado, tendo a Campanha, como espaço estratégico para isso. “A Campanha te Acolhe é fruto da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, mas também é um movimento de reorganização e retomada do estado que não pode ter fim com os próximos prefeitos. Os novos gestores têm que abraçar esse projeto porque é necessário termos uma legislação padrão para toda a região, com medidas que sejam atrativas a essas pessoas e empreendimentos que aqui busquem se instalar e possam, dessa forma, retomar suas vidas e empresas”, enfatizou o chefe do Executivo bageense.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br