MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Problemas elétricos geram alerta no Presídio Regional de Bagé

Em 27/06/2024 às 12:00h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Problemas elétricos geram alerta no Presídio Regional de Bagé | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Na quinta-feira, dia 20, por volta das 6h, uma policial penal percebeu fumaça em uma das cinco guaritas do Presídio Regional de Bagé. De acordo com a servidora, que fazia ronda na área externa, o fogo encobriu a guarita e as faíscas seguiram em direção a ela, que não teve ferimentos. “Foi grave porque estava chovendo muito forte com poças de água e o corrimão de ferro servia de condutor de eletricidade”, explicou. As chamas se espalharam, provocando curtos-circuitos na fiação baixa.

A policial penal, Junielen Gomes, conversou com o Minuano e contou que o problema estrutural existe desde antes da rebelião ocorrida em 2016, o que se agravou com o fato. “A reforma feita posteriormente, mas acreditamos que os materiais utilizados não foram os devidos para o local. O risco é iminente, tanto para os apenados, quanto para nós, servidores. Fico preocupada com massa carcerária”, ponderou.

Pelo relato dos diretores do Sindicato da Polícia Penal (SINDPPEN), que visitaram o local, houve um curto-circuito nos cabos elétricos que correm por dentro da mureta na passarela, gerando faíscas e as chamas saíam das caixas de passagem, possivelmente acarretando na energização do corrimão da rede. Segundo o Sindppen, um processo administrativo foi aberto para execução de reforma elétrica nas guaritas do Presídio de Bagé, que tramita há cerca de cinco anos. “A morosidade da gestão do Estado com a situação do sistema penal tem se demonstrado trágica, que pode gerar catástrofe. A sociedade gaúcha não pode ficar a mercê da incapacidade de resolução de problemas, nem os servidores e nem o efetivo carcerário, que estão expostos a riscos tão graves”, disse o presidente Cláudio Dessbesell", que completou: “Estamos exercendo uma atividade ilegal nestes espaços que estão sucateados e sem atenção da Susepe. Os trabalhadores estão com sua integridade física ameaçada”.

Denúncia

Desde o ano 2022, servidores penitenciários têm exercido suas funções em guaritas por determinação do governo do Estado do Rio Grande do Sul, mesmo não havendo a legalidade do ato de substituição da BM por agentes penitenciários. O processo de alteração iniciou pela Cadeia Pública de Porto Alegre e alcançou dezenas de outras unidades prisionais. Segundo o SINDPPEN, entidade que representa 7,5 mil servidores penitenciários, as guaritas não apresentam as mínimas condições de trabalho e segurança.

O que diz a Polícia Penal?

Em nota, a Polícia Penal informa que, por meio da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, dispõe de uma equipe técnica, que monitora e acompanha as intervenções necessárias nas estruturas das unidades prisionais do Estado regularmente. Há um processo administrativo que versa sobre a reforma da rede elétrica da unidade prisional. Uma empresa foi contratada para produção do projeto, que está em andamento.

"Com relação ao fato citado no Presídio Regional de Bagé, após a identificação de problema junto aos fios na mureta externa da unidade, foi realizado o isolamento elétrico, garantindo a iluminação da rede externa. A questão foi prontamente solucionada, na tarde de terça-feira, dia 25, e foram reestabelecidos os postos das guaritas", frisou comunicado emitido ao JM.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br