MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Memórias & Afetos

Missal em Madrepérola do século XIX

Em 20/06/2024 às 07:00h

por Redação JM

Missal em Madrepérola do século XIX | Memórias & Afetos | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Acervo Museu Dom Diogo de Souza

"Aos cinco anos de idade ia a missa com minha mãe - Edith Maciel Pimentel - , todos os domingos, às 10h da manhã, na Catedral de São Sebastião. Chamava a atenção das pessoas, pois em voz alta e firme eu, tão pequenina, rezava o Pai - Nosso, Ave Maria, Creio em Deus Pai, Salve Rainha. Depois da missa, em peregrinação pelos nichos dos Santos na bela Catedral, saudava um a um, todos os santos, fazendo o sinal da cruz e pedia pela saúde dos doentes, pois me chamava muito a atenção, nas conversas em casa, o sofrimento de tantas pessoas doentes: minha avó que tanto amava, a costureira, os parentes, os vizinhos.

Este Missal pertenceu a minha querida avó, Margarida Andrade Maciel casada com Príamo Maciel da Cunha. Minha avó tinha muita dificuldade de caminhar, pois tinha um problema muito sério nas pernas e joelho, e, com isto, tinha dificuldade de ir as missas. Apesar de já ter ido a muitas missas e feito eternas rezas, cultivava a fé, sempre que pode caminhar, caminhava lentamente, e eu a acompanhava ao cemitério, à missa, às caridades. Ela sempre foi uma inspiração espiritual para mim e nossa família.

Quando criança, encantava-me com as imagens que minha avó tinha devoção, ficavam em cima da cômoda, a altura dos meus olhos. Durante um longo tempo as contemplava, uma a uma. Sempre que levantava, ela rezava diariamente a Dom Bosco, Santa Terezinha, Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio, São Judas Tadeu e, sua coleção de santinhos, que até hoje conservo. Quando ia admirar e rezar com ela junto aesta coleção de imagens, Vó margarida sussurrava: - Este aqui vai te ajudar. Um dia era dom Bosco, no outro Santa Terezinha, e assim por diante.

Historicamente, muitas batalhas e guerras foram e são levantadas em nome da fé, com erros e acertos. Fico com a Espiritualidade que herdei de minha avó e carrego comigo. Rezo diariamente pela justiça social, o fim da guerras, da fome, pelos doentes e, aos perdidos de espírito no mundo."

 

Texto de Jeni Maria Maciel Pimentel

 

{AD-READ-3}

 

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br