MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Nova caderneta da criança terá inclusão de teste para detecção precoce de TEA

Em 16/06/2024 às 06:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Nova caderneta da criança terá inclusão de teste para detecção precoce de TEA | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/MS

A sétima edição da Caderneta da Criança-Passaporte da Cidadania trouxe de volta o M-CHAT-R, que auxilia em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), acrescenta orientações para profissionais de saúde e cuidadores. 

O Ministério da Saúde lançou a nova edição do material com essa ferramenta, que é considerada fundamental para o cuidado com as nossas crianças, além de trazer informações muito relevantes para os pais, responsáveis, profissionais de saúde, de educação e de assistência social. 

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, ressalta a importância no calendário vacinal atualizado com a imunização para Covid-19, que também consta no livreto.  Cerca de 3 milhões de novas cadernetas devem ser impressas para distribuição em todos os estados e capitais. A previsão é que o material seja encaminhado no segundo semestre - o formato online já está disponível.

O M-CHAT-R foi acrescentado no documento online com o link da entrevista, que deve ser aplicada. “Todas essas orientações são de extrema importância, pois evidenciam que se trata de um teste de triagem, não de uma confirmação de diagnóstico de TEA, e preparam os profissionais para usá-lo adequadamente nas duas etapas de triagem”, explica a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Sônia Venâncio. 

As informações também são relevantes para que as famílias compreendam o significado do teste e que o diagnóstico de crianças com autismo necessita de uma equipe multiprofissional. “Dessa forma, contribuímos com a vigilância do desenvolvimento infantil, fazendo uso de um instrumento que aumenta as chances de detecção precoce do transtorno para que as intervenções sejam feitas em tempo oportuno”, defende. 

Confira aqui como ficaram as novas cadernetas

Caderneta de Menina: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menino_passaporte_cidadania_7ed.pdf

{AD-READ-3}

Caderneta de Menino: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menino_passaporte_cidadania_7ed.pdf


 

Fonte da Matéria: Ministério da Saúde
Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br