MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Como tratar a incontinência urinária feminina?

Situação traz desconforto e insegurança de acordo com sua frequência e intensidade

Em 16/06/2024 às 08:15h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Como tratar a incontinência urinária feminina? | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A incontinência urinária feminina é a perda involuntária de urina na mulher. Uma situação que traz desconforto e insegurança de acordo com sua frequência e intensidade.

São dois tipos de perda urinária: a incontinência de esforço e a de urgência. A paciente pode ser afetada pelas duas situações, caracterizando a incontinência urinária mista. 

A primeira acontece, como o próprio nome diz, quando a paciente faz algum tipo de esforço físico, habitualmente começa com esforços mais intensos, se não tratada evolui para situações de esforço mínimo, como ao tossir, espirrar, rir, caminhar, etc. Como fatores de risco se tem a gestação, a obesidade, a tosse crônica, esforços físicos intensos, a menopausa, podendo ocorrer em pacientes sem fatores de risco habituais.

A segunda, perda urinária por urgência, ocorre devido a uma instabilidade na bexiga, e ao perceber o desejo de urinar a paciente não consegue controlar a micção até chegar ao banheiro. Pode ocorrer durante o dia, ou a noite, interrompendo o sono com uma vontade incontrolável de urinar. Menopausa, diabetes, doenças neurológicas podem estar na origem do problema. A mista acontece quando ocorrem as duas situações estão presentes, por vezes uma mais intensa que a outra.

Para prevenir o problema, especialistas recomendam que se respeite o desejo de urinar, além dessa orientação, não deixar a bexiga muito cheia, realizar a manutenção do peso adequado,fazer atividade física regular, fortalecer o assoalho pélvico, tratar sintomas da menopausa, evitar tabagismo e bebidas excitantes como café, chimarrão, refrigerante, álcool em excesso.

{AD-READ-3}

O tratamento se dá muitas vezes pela adoção dos métodos preventivos acima descritos. A infecção urinária sempre deve ser descartada e/ou tratada. Fisioterapia, tratamento medicamentoso e cirurgia estão dentro do arsenal terapêutico.

Uma nova tecnologia baseada em energia eletromagnética de alta intensidade focada tem grandes benefícios por ser de prática e simples aplicação, com resultados significativos de rápida obtenção. Em Bagé, essa tecnologia é oferecida na Clinipampa, chama-se CADEIRA EMSELLA. Se você se identificou com o problema, marque uma sessão demonstrativa. Incontinência urinária tem tratamento.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br