Brasil
Pix atinge novo recorde diário de transações
Mais de 206,8 milhões de negociações foram registradas na sexta-feira (7)
por Gabriel Torma Aquere
Na sexta-feira passada, dia 7, o Banco Central (BC) registrou um novo recorde de transações diárias através do Pix. Segundo o mesmo, o total passou de 206,8 milhões de transações, superando o recorde antigo de 201,6 milhões, em 5 de abril.
O BC destaca ainda que, levando em conta a quinta-feira (6), pela primeira vez foram feitos mais de 400 milhões de Pix em um período de 48 horas. "Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil", disse o BC em nota.
Em 2023, o Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil, movimentando um total de 17,2 trilhões de reais, ficando atrás apenas do TED, que totalizou 40,6 trilhões.
Uma nova modalidade de Pix está em desenvolvimento, o Pix automático está previsto para ser lançado ainda em 2024 segundo o Banco Central. Através dele será possível agendar pagamentos recorrentes pelo Pix, funcionando como um débito em conta, para pagamentos de faturas como contas de água, luz, telefone, assinaturas de streaming, entre outras opções.