MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Mais de 2,5 mil ocorrências registradas este ano, em Bagé, foram por golpes

Em 09/06/2024 às 13:58h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Mais de 2,5 mil ocorrências registradas este ano, em Bagé, foram por golpes | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imamura faz alerta para cuidados por parte da população | Foto: Divulgação

O delegado Caio Imamura, que está a frente da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), relatou, esta semana, que os números de ocorrências relativas a golpes, como fraudes e estelionato, já representam cerca de 60% das ocorrências efetuadas ao longo de 2024. Com mais de 5 mil registros desde 1º de janeiro, entre 2,5 mil e 3 mil seriam desses casos, sejam consumados ou tentados.

“A Polícia Civil atua no combate, com publicações e informações em suas redes socias a respeito dos principais golpes, com dicas de prevenção. Atua também após o crime cometido, no qual se faz necessário a partir do registro de ocorrência pela vítima, juntar e organizar todas as informações fornecidas. Com base na documentação, se faz pedidos judiciais e extrajudiciais de rastreio e quebras de sigilos na perseguição do suspeito”, explica.

Imamura ressalta, ainda, algumas dicas, informando que a melhor maneira de combate a esses crimes é a prevenção, conscientização da vítima e a devida responsabilização dos criminosos. “Os golpes são inúmeros. Os criminosos inovam todos os dias, em todos os casos. A dica é: desconfie, 'quando a esmola é demais, o santo desconfia'. É o golpe do robozinho do pix em que a pessoa investe 100 e recebe 1.500. O carro na metade da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Ecônomicas)”, exemplificou.

De acordo com o delegado, há diversos tipos de golpes. “Os criminosos adquirem ‘pacotes de dados’ no mercado negro, geralmente decorrentes dos vazamentos de bancos de dados que geralmente, começa assim: 'Oi, este é meu novo número. Pode apagar o antigo, por favor?', deve-se sempre ligar para a pessoa, falar com ela. Em todos os casos, a dica é: desconfie”, alerta.

 

 

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br