Memórias & Afetos
Sady Soares Gontan: campeão em tênis
por Redação JM
"Sady Soares Gontan, filho de Alcebíades Garrastazu e Théa Soares Gontan, nasceu em Bagé no dia 12 de abril de 1911. Casou-se com Conceição Santos Gontan.
Foi jogador de futebol do Guarany Futebol Clube e do Sport Clube Internacional (estreou em Grenal em 1937). Sua carreira como jogador de futebol começou aos 16 anos, inicialmente como juvenil e, depois, como titular no Guarany Futebol Clube até 1935, quando passa a jogar pelo Inter na posição de zagueiro central. Em 1940, por motivos de saúde, abandonou o futebol, passando a atuar no Tênis.
Desde os 12 anos de idade, jogava pelo Bagé Tênis Clube (em 1927, tinham reerguido este esporte em Bagé, quando o campo se localizava no Hospital Mário Araújo e, depois, na praça da antiga rodoviária).
Dedicando-se ao tênis, como desportista amador, foi campeão em diversos torneios nacionais e internacionais (décadas de 40 e 50). Morou no Rio de Janeiro, onde faleceu em 1997.
O Museu Dom Diogo de Souza abriga troféus, raquetes, medalhas e fotografias, deste que foi um grande atleta bajeense, orgulho para nós, família Gontan."
Texto: Família Gontan