Universo Pet
Por que meu pet perde pelos?
por Giana Cunha
Que eles são uns amores e enchem a casa da gente de alegrias é incontestável. Mas, em determinadas épocas do ano, a perda de pelos de cães e gatos pode ser um problema. E nós fomos em busca de compreender o porquê disso acontecer com frequência.
Vocês sabia que há diferenças no ciclo de vida do pelo? A queda dessa camada protetora nem sempre representa um problema de saúde, na maioria das vezes, aliás não é. Mas pode representar também, se aliada a outros sintomas que o seu bichinho está precisando um pouco mais de atenção.
Inicialmente, a perda é responsável pela remoção de pelos mortos e pela liberação de óleos naturais na pele. E esse processo é necessário para que sejam evitadas irritações na pele.
Po menos em dois períodos do ano, os pets apresentam a queda intensa de pelos, o que também ajuda a controlar a sua temperatura corporal. Normalmente, entre a primavera e o outono.
A primavera é uma preparação para o verão, já que a proteção do inverno precisa ser substituída. Dias mais quentes com menos cobertura podem ser um alívio para os bichinhos. Já no outono o processo é inverso. O corpo começa a se preparar para a chegada das temperaturas mais baixas.
É também um mecanismo de defesa, em casos fora do comum podem significar que os bichinhos estão passando por estresse, problemas de nutrição, infestação de parasitas oou ainda problemas de saúde como diabetes e até na tireóide.
{AD-READ-3}Quando isso acontece sempre é importante consultar com um veterinário. Mas como saber se a perda de pelo do seu bichinho é normal?
Normalmente, quando a queda está relacionada a problemas de saúde a pelagem pode ficar fina ou com espaços vazios. Se for acompanhada de coceira, odor, inflamação, crostas na pele, ou sinais gastrointestinais é importante acender o alerta.