Memórias & Afetos
Charqueada São Domingos
por Redação JM
"Estas placas registram parte da história da antiga Charqueadas São Domingos quando administrei e solicitei a um antigo funcionário que guardasse em um lugar seguro estas peças que fazem parte da história de Bagé.
O Museu, como guardião da história da nossa cidade, resguardará uma parte importantíssima do ciclo econômico de Bagé!".
Texto: Edezio de Carli
Charqueada São Domingos
De acordo com Jorge Reis, no seu “Apontamentos Históricos e Estatísticos de Bagé”, em agosto de 1902, foi inaugurada a Charqueada de São Domingos, situada além do Passo Real do Piraizinho, de propriedade de diversos cavalheiros. Na primeira safra, trabalharam cerca de 250 homens.
{AD-READ-3}O registro, no Ministério da Agricultura, ocorreu em 19 de abril de 1937. A Charqueada São Domingos funcionou em 1936, a cargo da Firma Suñe & Cia, passando na safra de 1937 à Sociedade Cooperativa de Carnes e Derivados*, como arrendatário.
Em 1940, a Cooperativa Bageense de Carnes, sob a presidência do Dr. Cantera, adquiriu do Banco do Província, a Charqueada de São Domingos. O charque elaborado na “Charqueada de São Domingos” obteve em 1943, 1944 e 1945 o Prêmio Estímulo, outorgado pelo Ministério da Agricultura.