MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Universo Pet

Uma amizade construída há milhares de anos

Em 08/04/2024 às 06:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Uma amizade construída há milhares de anos | Universo Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação / Ossos de cachorro pré-histórico encontrado na Suécia

Eles conquistaram nossos corações, mas você já parou pra pensar há quanto tempo esse amor entre pets e humanos começou? A gente foi em busca de conhecer um pouco mais dessa história. E, claro, que no início foi uma relação de troca.

Os animais, como os lobos, por exemplo, procuravam regiões habitadas pelos homens em busca de comida, estes por sua vez, precisavam que eles fossem mais serenos, mansos, por segurança e para ajudar nas tarefas cotidianas. A domesticação de animais de produção começou um pouco depois da dos lobos, há cerca de 10.000 anos, com cabras e ovelhas. Em seguida, vieram bois, porcos, burros, cavalos, etc. por todo o globo.

E foram justamente os lobos, que começaram a procriar, que fizeram com que surgissem novas gerações, cada vez mais domésticas e menos selvagens.Um estudo recente apontou que os cachorros começaram a ser domesticados há cerca de 12 mil anos, em dois continentes. Uma análise do DNA canino, apontou que tanto a Europa como o Oriente domesticaram cachorros de forma independente.
A pesquisa é o maior estudo de DNA canino já realizado, e inclui até mesmo o primeiro genoma antigo de um cachorro, extraído de um osso (do ouvido interno) de 4.800 anos atrás que estava muito bem preservado em uma tumba do sítio arqueológico mais famoso da Irlanda. Uma equipe da Universidade de Oxford, apresentou os resultados na revista Science.

Os estudos científicos demonstram algumas  mudanças  significativas nos animais domesticados como: coloração e tipo de pelagem; comportamento mais dócil. O cachorro foi o primeiro animal domesticado, e o único antes do surgimento das primeiras plantas de cultivo e o aparecimento dos assentamentos agrícolas que iniciaram o Neolítico. Alguns estudiosos chegaram a afirmar que os primeiros cachorros foram domesticados a partir do lobo há 30.000 anos, em pleno Paleolítico. Os primeiros restos de cachorros , entretanto, datam de 15.000 anos atrás na Europa, e de 12.500 anos atrás na Ásia oriental.

Os dados do estudo de Oxford revelam uma divisão entre os cachorros europeus (como o golden retriever) e o asiático, como o husky siberiano. Os resultados da análise do DNA antigo, junto com o registro arqueológico dos cachorros primitivos, indicam que  que os animais foram domesticados de maneira independente e simultaneamente. Assim, foram anos de história que uniram e transformaram humanos e animais. Independente da trajetória e das pesquisas que continuam, essa relação histórica, fundamentada a há milhares de anos ficou cada vez mais sólida. Humanos e seus peludos construiram uma linda amizade.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br