Universo Pet
Por que os gatos amassam?
por Giana Cunha
Quem resiste à fofura de gatinhos “amassando pãozinho”? Esse hábito é comum na maioria dos gatos. Os gateiros de plantão adoram observar e sentem como se fosse uma demonstração de carinho.
O movimento das patas dianteiras, em qualquer superfície, em um ritmo relaxante, específico de cada animal, tem origem desde quando eles são bebezinhos e faz parte do instinto. Mas por que eles têm esse comportamento?
A origem
Esse hábito remete ao período de amamentação. O movimento ajuda na estimulação do leite materno, junto com a sucção. Especialistas apontam que o gesto faz parte da evolução da espécie. Pode ser uma forma de comunicação tátil e de feromônios entre o gatinho e a mãe.
Os gatos têm glândulas odoríferas nas partes macias das patas e, quando amassam, essas glândulas liberam mensagens químicas usadas para se comunicar. Amassar a mãe libera feromônios associados à conexão, à identificação ou que passam outras mensagens, por exemplo sobre o estado de saúde.
Mas não só os filhotes tem esse hábito que é comum também entre gatos adultos, devido a algo chamado neotenia. Isso acontece quando um animal mantém seus traços físicos ou comportamentais juvenis até a idade adulta. Essas características provavelmente serão vantajosas para os gatos quando eles precisam socializar com humanos, com outros gatos ou animais em casa. E o gesto os ajuda a emitir mensagens.
{AD-READ-3}Então, quando o seu gato subir no seu colo e “amassar”, entenda como recado que vocês estão ligados, e que você faz parte do seu grupo social. Na linguagem “gateira”, pode significar também que ele é seu dono. Na maioria dos casos, amassar provavelmente indica que o gato está confortável.
E se o seu gato não é daqueles que amassam, não se preocupe, não há nada de errado com ele.