MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Água na Boca

O bacalhau

Em 30/03/2024 às 06:06h
Giana Cunha

por Giana Cunha

O bacalhau | Água na Boca | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Já organizou o cardápio de peixes e frutos do mar. Um dos pratos mais tradicionais é o bacalhau, a grande estrela da Páscoa. Mas como esse peixe da Noruega veio a ser um dos queridinhos desta época, aqui no Brasil?

Diz a história que ele chegou ao país em 1843, para consumo exclusivo da corte portuguesa. E, é claro, que salgado e seco tinha maior durabilidade para transporte e conservação. Aliás, o bacalhau já era utilizado como alimento tradicional nos 46 dias em que não se podia comer carne vermelha no jejum cristão.

A nossa receita de hoje vai usar como ingrediente principal essa iguaria deliciosa e tradicional. E tem também uma dica especial: qual vinho fica perfeito para harmonização de pratos que levam bacalhau.

________________________________________________________

Bacalhoada de Forno à Portuguesa

Nas famílias de descendência portuguesa nessa época, não pode faltar a tadicional bacalhoada de forno. O clássico da culinária é feito com lombo de bacalhau dessalgado, batatas, ovos, cebolas, pimentões, azeitona e bastante azeite.

Ingredientes

Um quilo de lombo de bacalhau dessalgado

Um quilo de batata em rodelas

Três cebolas em rodelas

Um pimentão verde em rodelas

Um pimentão vermelho em rodelas

Um pimentão amarelo em rodelas

Quatro ovos cozidos em rodelas

Uma xícara de azeitona preta

Azeite a gosto

Salsa picada a gosto

Passo a passo: Em uma panela, coloque um quilo de lombo de bacalhau dessalgado e água suficiente para cobrir o bacalhau pela metade. Cozinhe por 20 minutos; Espete o garfo para conferir se o bacalhau está firme cozido. Reserve; Em uma panela, coloque um quilo de batata em rodelas e água suficiente para cozinhar. Cozinhe até ficar al dente; Quando estiverem cozidas e macias, escorra as batatas e reserve; Em uma panela, coloque um fio de azeite e adicione três cebolas em rodelas, um pimentão verde em rodelas, um pimentão amarelo em rodelas, um pimentão vermelho em rodelas e pimenta-do-reino a gosto. Refogue; Forre o fundo de uma assadeira com as batatas cozidas; Em seguida, adicione metade do refogado de pimentões e acomode as postas de bacalhau cozidas; Acrescente o restante do refogado de pimentões, quatro ovos cozidos em rodelas, uma xícara de azeitona preta e regue com bastante azeite; Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos; Finalize com salsa picada a gosto e sirva em seguida.

Dica: O segredo para deixar o bacalhau suculento é prestar atenção no cozimento. Caso a água evapore, acrescente mais água para que ele não fique duro e ressecado. Depois, é só espetar um garfo para conferir se o bacalhau está cozido, mas firme e sem desmanchar.
 

Vinhos

Se a união da família é celebrada na Páscoa, nada melhor do que brindar com vinho, que harmoniza tanto com frutos do mar como chocolates. Para pratos com bacalhau, por exemplo, a ideia é escolher um vinho que não seja muito potente, com equilíbrio de sabores e aromas. De maneira geral, o bacalhau combina com vinhos brancos não muito frutados, bem estruturados, como Chardonnay ou Encruzado, e brancos jovens e com bastante frescor como os Vinhos Verdes.

O vinho tinto também não fica de fora, assim como os espumantes que também podem dar um charme especial. Para os tintos, deve ser jovens e leves, como os Pinot Noir e os elaborados com cortes de uvas portuguesas, também são uma ótima opção. Aliás, os vinhos tintos são a preferência dos portugueses para acompanhar as bacalhoadas. Mas como o objetivo é mergulhar nos sabores, experimentem também os grandes coringas da combinação: Rosé estruturados e não muito frutados e espumantes para harmonizar com bacalhau. Tim Tim!

Galeria de Imagens
Leia também em Água na Boca
O sabor intenso do salame Há 6 dias
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br