MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Participantes de competição na Nasa falam de experiência no Congrega

Em 22/03/2024 às 11:34h

por Redação JM

Participantes de competição na Nasa falam de experiência no Congrega | SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Samuel da Rosa/Especial JM

Por Priscila Petrecheli

Acadêmica de Jornalismo

Alunos da Escola Estadual Frei Plácido apresentaram, durante o Congrega e a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a experiência de construir o rover que participou de uma competição na Nasa. A atividade aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 21, no Salão de Atos da Urcamp.

O rover, que foi denominado de Robotchê, foi construído ano passado, para a competição que envolveu 16 escolas de diversos países do mundo. A equipe da escola Frei Plácido foi a única de escola brasileira a participar e ficou em terceiro lugar na disputa.

A líder da equipe e estudante do Ensino Médio, Isabelli Simon Marques, enfatiza que sempre gostou de foguetes e rovers, destacando que a competição é a realização de um sonho antigo. “O projeto dos rovers é feito para desenvolver a capacidade dos jovens em pensar como engenheiro, como um programador, como alguém que trabalha com desenho computadorizado”, explicou.

Sobre a experiência pessoal com a participação, Isabelli destaca o treinamento do inglês e o intercâmbio cultural. “Chegando lá eu treinei meu inglês, que estava aprendendo há muito tempo. Conheci muita gente de outros países, como Argentina, França e Estados Unidos. Foi muito legal compartilhar essa experiência com os outros e conhecer o lugar”, complementou.

Frontelino Ferreira de Oliveira, estagiário da equipe, fala que a expectativa da competição deste ano é dar seguimento ao legado dos colegas. “Eles tiraram o nome do nosso colégio de Bagé e levaram para o mundo. Eles participaram da competição e conseguiram trazer o terceiro lugar para nós”, recorda.

Os estudantes também têm como objetivo fazer aprimoramentos no rover, tornando-o mais eficiente e mais tecnológico para que tenha mais êxito na competição. “Pretendemos participar da competição e de todas as provas, até das que não conseguimos ano passado e, quem sabe, trazer uma boa colocação de novo para Bagé”, conclui Oliveira.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br