Água na Boca
Cheiro de chocolate no ar
por Giana Cunha
A Páscoa, neste ano, acontece no último dia de março e ainda dá tempo de economizar na hora de garantir os ovinhos de chocolate para a criançada e para aqueles que nem são tão crianças assim, mas que não resistem a um chocolatinho.
A indústria aponta um crescimento de 26% no preço do produto, dependendo do peso e da marca. Uma pesquisa realizada pela Horus, empresa de inteligência de mercado entre os meses de janeiro e fevereiro, em todo o território nacional, identificou aumento médio de preços de 11% nas barras de chocolates, de 10,5% nos chocolates e bombons e de 1,8% nos ovos de Páscoa.
Por isso, o Água na Boca de hoje vai te trazer uma receita especial de ovo recheado. Já imaginou essa delícia na tua casa? A gente, além de se lambuzar, pode também aumentar a renda da família. Fazer o seu próprio ovo de páscoa caseiro é uma boa solução para economizar e até fazer um dinheiro extra. Quer ver só? Mas, antes, vamos falar um pouco sobre chocolate.
Tipos de chocolate
Pode-se diferenciar os chocolates em três grandes classes: amargo, ao leite e branco. As outras versões meio-amargo, diet, zero lactose são feitas com base nessas classificações.
- Chocolate amargo: tem concentração de cacau acima de 50% e, geralmente, não recebe açúcar e leite.
- Chocolate ao leite: é o mais comercializado e sua concentração de cacau fica abaixo dos 50%. Além da massa, leva manteiga, leite e açúcar.
- Chocolate branco: feito a partir da gordura (manteiga) do cacau, leva ainda manteiga, leite e açúcar.
Como calcular o preço
Para isso, deve-se considerar alguns fatores como custos, tempo de produção, mão de obra e até mesmo algum diferencial que o seu produto tem. Os custos devem abranger tudo que é usado desde a produção do ovo, até a embalagem e entrega se houver essa opção. Ou seja, você deve se levar em conta ingredientes, embalagem, utensílios, gás, luz e água.
Para água, luz e gás que não temos como saber exatamente o quanto é gasto especialistas recomendam adicionar 10% ao valor total. No tempo de produção, deve-se considerar o tempo gasto comprando os produtos, preparando os ovos, embalando e também o tempo de limpeza do ambiente que você usa para produzir os seus ovos de Páscoa.
Uma doce história
Nós conversamos com Fabiane Godinho, que trabalha com o processo de fabricação de chocolates artísticos. Desde criança acompanhava a família na fabricação de ovos de Pácoa. Aos nove anos todos se envolviam com o processo, já pensou em ter uma mini fábrica de chocolate em casa? Pois era assim. A mãe, responsável pela fabricação e o pai pelas vendas, na cidade de Caçapava no interior de São Paulo.
O destino a trouxe para Bagé e essa doce história continuou por aqui. Em 2008 aqui em Bagé começou a fazer os primeiros ovinhos decorados em Bagé e nunca mais parou.
Ela nos conta que é um negócio que vale a pena e que tanto o consumidor final quanto quem produz sai ganhando. O preço de custo de um ovo de colher, por exemplo com cerca de 500 gramas, com recheio simples varia entre 30 e 35 reais e ele pode ser comercializado por 65 reais.
E ela pensa em todos os detalhes, desde as embalagens, que são desenhadas por ela, até os mais variados sabores e recheios. Uma trajetória de menina que virou sua profissão.
Agora vamos a receita:
Ovo de chocolate recheado com brigadeiro
Ingredientes
700 g de chocolate ao leite ou meio amargo (fracionado)
Brigadeiro de sua preferência para o recheio
Chocolate granulado
Modo de preparo: Rale o chocolate e derreta em banho-maria; Para o banho-maria use a água quente, sem ferver, com o fogo desligado; Coloque na forma uma camada de chocolate, espalhe bem, escorra o excesso e leve à geladeira (nunca ao freezer ou congelador); Quando endurecer faça mais uma camada de chocolate, leve para gelar; Coloque uma camada de recheio e cubra com chocolate derretido e leve novamente à geladeira; Quando a forma ficar esbranquiçada, pode desenformar; Pincele com chocolate derretido e cole os granulados; Cole as partes com chocolate derretido e embale.
{AD-READ-3}Agora é só aproveitar! Fazer os ovinhos também pode ser uma grande diversão com as crianças. A Páscoa certamente será deliciosa!