MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Universo Pet

Bagé está entre as 10 cidades gaúchas que mais registra maus-tratos de animais

Em 10/03/2024 às 13:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Bagé está entre as 10 cidades gaúchas que mais registra maus-tratos de animais | Universo Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

Vamos abordar um tema que vem preocupando as autoridades: os casos de maus-tratos de animais estão cada vez mais registrados no Estado. Entre 2020 e 2023, os números aumentaram 20,6% no Rio Grande do Sul. Com uma média de 11 casos de maus-tratos contra animais por dia. Ao todo, o RS somou 4.219 casos de violência contra animais em 2023, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP).

A Capital gaúcha lidera o ranking estadual. A segunda colocada é São Leopoldo, no Vale do Sinos, onde os casos aumentaram 69,7% em quatro anos. Em Santa Maria, na região Central, terceira colocada, o aumento no mesmo período foi de quase 99%.

Bagé está entre as 10 cidades gaúchas que mais registra ocorrências deste tipo. Nos dados oficiais, foram 600 denúncias em 2023. De acordo com Patrícia Coradini, que é presidente do Núcleo de Proteção aos Animais e inspetora de polícia responsável pelo Cartório de Crimes Ambientais, além do aumento no número de ocorrências, a gravidade dos casos está cada vez maior em Bagé. "Nestes primeiros meses de 2024, já foram pelo menos 100 registros de maus-tratos registrados no cartório”, comentou.

Apesar da estrutura reduzida de trabalho, a fiscalização e o resgate dos animais vítimas é constante. Quando a situação é confirmada, explica ela, os responsáveis são autuados e respondem processo.

Lei Sansão

E você sabia que na Lei de Crimes Ambientais Brasileira tem um capítulo dedicado a cães e gatos? É a Lei Sansão que, desde 2020, além de condenar, aumentou a pena por maus-tratos contra os animais.

Quem comete este tipo de crime pode ser punido com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal. Antes, a pena era de detenção de apenas três meses a um ano, além de multa. A Lei teve como principal objetivo coibir os agressores e proteger os animais domésticos que são vítimas de maus tratos e abusos.

Como identificar se um animal é vitima de maus-tratos?

- Manter os pets em lugares anti-higiênicos ou em locais que impeçam sua respiração, movimento ou descanso;

- Deixar o cão ou gato exposto ao sol por longos períodos de tempo, ou, ao contrário, sem qualquer tipo de iluminação;

- Obrigar o pet a trabalhos excessivos, inclusive em competições que possam causar pânico, estresse ou esforço acentuado;

- Golpear, mutilar ou ferir voluntariamente qualquer órgão do pet (com exceção do procedimento de castração);

- Não providenciar assistência veterinária em casos de acidentes ou de doença;

- Não garantir alimento e água;

- Abandono de cães e gatos.

Como denunciar?

As denúncias, em Bagé, são feitas apenas pelo Whatsapp: (53) 984-240469.


 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br