MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Universo Pet

A volta para casa

Em 03/03/2024 às 07:13h
Giana Cunha

por Giana Cunha

A volta para casa | Universo Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Kozak_photo

Terminou o período de férias e muitos de nossos pets acompanham as famílias nas viagens e a hora do retorno para casa, requer algumas readaptações. No caso dos bichinhos que vivem em apartamento e passaram uma temporada na praia então, nem se fala.

O comportamento dos pets é a principal forma de comunicação com seus tutores, que devem ficar atentos as mudanças comportamentais. Não só a mudança de ambiente pode causar estramento nos animaizinhos. Mas a rotina também pode interferir.

Hoje, vamos falar, principalmente, sobre os cães:m peludos e animados são a parceria perfeita para as horas de descanso e diversão. Mas na volta para a casa eles podem dar sinais de que essa pausa tem algumas consequências.

Parasitas

Não há como fugir, as pulgas e os carrapatos estão no topo da lista das preocupações dos tutores. E para isso, além de medicamentos especializados para o combate, é sempre importante consultar um veterinário. As pet shops, por exemplo, devem ter equipes treinadas para o banhos que auxiliam no combate a esses inquilinos indesejados além de evitar que haja uma infestação em casa já que cada pulga pode botar mais de mil ovos.

A verminose pode trazer inúmeros problemas também, já que é silenciosa e pode trazer incômodos não só intestinais mas também em outros órgãos. Mais uma vez, o veterinário é indicado para fazer a administração de vermífugos de amplo espectro, já que existem diversos tipos de vermes.

Fungos

Neste caso, o cuidado é principalmente em relação aos pets mais peludos. Depois, sol, areia e mar, os pelos acabam mais emaranhados e ressecados e a dica para a hidratação vale também para os pets. Os banhos frequentes e a tosa podem auxiliar na recuperação dos pelos e também evitar a proliferação de fungos e microrganismos que podem causar mau cheiro e inclusive problemas de pele como a dermatite, por exemplo.

Doenças infeciosas

Essas podem ser evitadas com a vacinação, que prepara o sistema imunológico em caso de infecção. Parvovirose e sinomose, por exemplo, são doenças graves, portanto fique atento aos sintomas como vômitos, diarréia, espirros e tosse em um prazo de até duas semanas após o retorno para casa.

E, além da saúde, sempre vale aquela atenção a mais para que o pet vá aos poucos retornando à rotina, sempre repleto de muito amor.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br