MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Água na Boca

O poder do Alecrim

Em 02/03/2024 às 07:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

O poder do Alecrim | Água na Boca | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
vecteezy

Uma erva aromática que é sensação. Vocês costumam usar o alecrim como tempero ou no chá? Pois saibam que o perfumado alecrim tem inúmeras propriedades, e a gente vai te contar agora.

Origem

O alecrim (Baccharis dracunculifolia), ou alecrim-do-campo, como é conhecido no Brasil, é uma erva aromática originária da região do Mar Mediterrâneo e da Ásia.

Utilidades

Serve para consumo como chá ou para tempero no preparo de carnes, legumes, sopas e molhos.

Além do uso na culinária, o alecrim também serve como repelente natural contra insetos e é usado na fabricação de produtos químicos como fragrâncias, xampus, produtos de limpeza etc.

O alecrim-do-campo também tem importância ecológica. Por ser uma planta resistente, ele é utilizado na agricultura para a recuperação da saúde de solos.

Benefícios

O alecrim é rico em cálcio, potássio e magnésio. Tem propriedades antimicrobianas, digestivas, diuréticas, calmantes, antiestressantes e antidepressivas. A erva também conta com componentes flavonoides e ácido cafeico. Os flavonoides são substâncias que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e doenças degenerativas, como o câncer. O ácido cafeico, por sua vez, tem propriedades antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Também são encontrados compostos fenólicos, substâncias que atuam na cicatrização e na regeneração celular.

Conservação

O alecrim-do-campo fresco dura de 10 a 14 dias se for refrigerado. Basta embrulhá-lo em papel-toalha molhado e colocar em um saco plástico na geladeira. Para congelar, basta picar, lavar e armazenar em sacos próprios para freezer ou em formas de gelo com um pouco de água.

Já o alecrim seco deve ser mantido em um recipiente com tampa, de preferência de vidro, em local escuro e seco para durar mais tempo.

Cultivo em vasos

E que tal ter um vasinho com a planta? É só manter a muda em local bem iluminado. E não precisa de muita água sabia? Por ser tolerante à seca, pode passar até três dias sem receber regas. Os vasos e jardineiras são uma boa alternativa para quem não tem grande espaços. E tem coisa melhor do que ter um temperinho fresco sempre a mão?

RECEITA DE FRANGO COM ALECRIM

E que tal dar aquela incementada no franguinho assado? A gente separou uma receita que vai te deixar com água na boca.

Ingredientes

Quatro coxas de frango
Uma cebola grande em rodelas
Três dentes de alho
Um limão siciliano (raspas da casca)
Meia colher de chá de páprica doce
Uma colher de café de açúcar mascavo
Duas folhas de louro
Quatro ramos de alecrim
Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite a gosto  

 

Modo de preparo:  Em um recipiente, adicione as raspas do limão siciliano, sal, páprica doce, açúcar mascavo e a pimenta. Misture bem. Macere bem para intensificar os sabores; Tempere as coxas de frango com a mistura, esfregue bem o tempero em toda a pele; Cubra com plástico filme e leve à geladeira para marinar por 1 hora; Pré-aqueça o forno a 220° C; Retire o frango da geladeira por 30 minutos para perder o gelo enquanto o forno aquece; Regue o fundo de uma assadeira com um fio de azeite e distribua as rodelas de cebola, uma ao lado da outra, formando uma cama para o frango. Disponha as coxas sobre as cebolas; Unte os ramos de alecrim com azeite e distribua sobre o frango junto com as folhas de louro e os dentes de alho cortados ao meio; Corte o limão e distribua na assadeira, acomodando entre as coxas de frango; Leve ao forno a 180° por 30 minutos; Retire as coxas de frango do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.  

Bom apetite!

Galeria de Imagens
Leia também em Água na Boca
O sabor intenso do salame Há 5 dias
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br