Universo Pet
Gambazinhos são acolhidos e cuidados pela Polícia Civil
por Rochele Barbosa
Nove gambazinhos estão em acolhimento na Primeira Delegacia de Polícia Civil. Os animais foram encontrados por uma moradora do centro, próximo à Panela do Candal, e foram acolhidos pelo Cartório de Crimes Ambientais.
Conforme a inspetora Patrícia Coradini, de setembro a março, os gambás estão em época de reprodução. Então, as gambás-fêmeas levam os filhotes na bolsinha, pois são marsupiais (como cangurus), e depois, quando estão maiorzinhos, eles ficam agarrados no lombo da mãe. “E acontece que elas estão pesadas com os oito filhotinhos. Acaba ocorrendo ataques de cachorros, e elas, lentas, não conseguem se defender e acabam sendo mortas. Eles precisam aprender a se alimentar, quem ensina é a mãezinha. Como estão sozinhos, a gente ensina. Tenho um viveiro em casa e escondo a ração de gato para eles procurarem, depois devolvemos para a natureza”, contou.
Um dos gambazinhos já está pronto para ser libertado, e a inspetora já vai soltá-lo na natureza.
“Eu cuido desses animaizinhos desde 2015, pois sempre havia ninhadas perdidas. Antigamente, tinha que levar para Pelotas e Santa Maria. Daí, comecei a estudar como cuidar desses bichinhos. Já libertamos quase 10 gambazinhos, então eu cuido, alimento, e quando estão maiorzinhos, eu os libero na natureza”, finalizou.