Memórias & Afetos
Memória & Afetos
Coleção de Jornais- Ecoarte Hemeroteca Isidoro de Oliveira Doação: Elvira de Macedo Nascimento
por Redação JM
"O Jornal Ecoarte teve origem no Cenarte trazendo, em seus braços, a defesa da vida, da cultura, e de um ser humano solidário e sob o olhar holístico de uma ecologia ampla. Iniciativa pioneira na região, registro vigoroso da palavra que busca revelar a força do rosto natural, histórico e cultural deste chão pra ser qualificado e cuidado. O jornal é um tempo e todos os tempos e documenta um acervo de vozes e imagens nas lutas por esses equilíbrios planetários e humanos fundamentais. Dentro dele, os patrimônios de Bagé pedem visibilidade e sentido: arroio Bagé, Praça da Estação, Praça da Matriz, Avenida Sete, Bioma Pampa, a questão de nossas sobrevivências naturais e culturais.
Nossa identidade abraçada, a complexidade contemporânea e todas as fomes de nosso hoje. E sempre a cobertura do acontecimento de arte do Cenarte da cidade e seus significados. Teve edições especiais em homenagens a Tarcísio Taborda, Ernesto Wayne, Norma Vasconcelos e Luiz Coronel. Fez uma longa parceria criadora com os poetas do Cultura sul (manifesto poético em encarte).
No Jornal Ecoarte, a palavra e a imagem têm o mesmo peso comunicativo e sensibilizador. É um jornal não convencional, com tratamento estético diferenciado graças ao talento artístico, na montagem, dado por Marly Meira, Norma vasconcellos, Marsal Alves Branco, Luana Pimentel e Carmem Barros. O jornal participou da ECO-92 e da RIO+20 distribuindo Bagé ao mundo.
Uma consciência ética, política e estética, emerge de suas páginas onde pessoas sensíveis, especialistas em todas as áreas, ilustradores entregam as suas mais expressivas contribuições. Hoje é um subsídio da pulsação da alma deste sul pra todas as gerações. Tem um gosto permanente de dezembro porque flagra a vida e aonde ela nasce. E pede um verdadeiro e iluminado caminho para o mundo."
Texto: Elvira de Macedo Nascimento