MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Conteúdo Patrocinado

Golpes da Black Friday: como identificar e evitar as maiores armadilhas

Em 27/11/2023 às 13:00h

por Redação JM

Golpes da Black Friday: como identificar e evitar as maiores armadilhas | Conteúdo Patrocinado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem: pro PxHere

Uma das épocas mais aguardadas do ano, a Black Friday é sinônimo de grandes descontos e ofertas imbatíveis. Infelizmente, a boa fama da data também atrai toda sorte de golpistas, que tentam de tudo para explorar o entusiasmo dos consumidores.

Abaixo listamos os tipos mais comuns de fraudes da Black Friday e como escapar delas.

E-mails de phishing e sites falsos

E-mails e páginas falsas são um dos principais golpes que ocorrem durante a Black Friday. Nesses esquemas, os golpistas tentam enganar os consumidores enviando e-mails sedutores ou criando sites falsos com promessas de descontos inacreditáveis.

O objetivo é fazer com que as vítimas forneçam informações pessoais, como detalhes de cartão de crédito ou credenciais de login. Essas táticas enganosas exploram a urgência e o entusiasmo em torno da Black Friday, por isso é muito importante ter cautela ao encontrar mensagens do tipo.

Ofertas falsas e anúncios falsos

Outro golpe comum envolve anúncios que parecem bons demais para ser verdade vindo de lojas que nem sequer existem. Normalmente, essas armadilhas são divulgadas em publicações nas redes sociais (muitas vezes pagas) trazendo como isca descontos e ofertas absurdamente atraentes.

Os usuários desavisados acabam clicando nessas publicidades enganosas e realizando compras que nunca serão concluídas, com perdas financeiras e demais riscos decorrentes do roubo de seus dados pessoais.

Venda de produtos falsos

Numa continuação do golpe anterior, às vezes, os anúncios levam a sites que, embora não confiáveis, de fato existem e têm um estoque de produtos para serem vendidos. O problema é que, ao contrário do anunciado, esses produtos são cópias não autênticas.

Essa tática é especialmente usada para marcas caras e famosas, de tênis, roupas e eletrônicos. Os vendedores prometem preços baixíssimos e atraem com isso muitos consumidores que acreditam terem encontrado um ótimo negócio. No final, contudo, eles acabam com produtos falsos e de baixa qualidade.

 

Como se prevenir dos golpes da Black Friday?

Ao fazer as compras na Black Friday, é importante prestar atenção em alguns detalhes e seguir algumas orientações gerais para evitar cair numa cilada:

  • Não faça compras usando Wi-Fi público. Redes compartilhadas gratuitamente em hotéis, restaurantes e aeroportos não são seguras e podem ser interceptadas. Se usá-las for imprescindível, proteja-se com uma VPN online.
  • Verifique a autenticidade do site. Antes de fazer qualquer compra online, confira se a página é, de fato, segura e legítima. Para isso, procure informações de contato e leia comentários em páginas como Reclame Aqui ou Procon. Varejistas reais têm presença online e avaliações de clientes que podem ajudar a validar a credibilidade de suas plataformas.
  • Cuidado com e-mails suspeitos. Desconfie de e-mails suspeitos promovendo ofertas da Black Friday. Evite clicar nos links desses e-mails e seja cético em relação a mensagens que pedem uma ação imediata. Lojas autênticas usam sempre seus canais oficiais para divulgar promoções e nunca pedem dados confidenciais por correio eletrônico.
  • Desconfie de preços baixos demais. Se um negócio parece bom demais para ser verdade, ele provavelmente é. Analise a oferta anunciada e compare com os preços da concorrência. Caso haja uma divergência muito alta, isso pode ser um sinal de alerta.
  • Use métodos de pagamento confiáveis. Evite fazer compras usando transferência bancária ou boleto, uma vez que esses não oferecem proteção ao consumidor. Compras com cartão de crédito virtual, especialmente com páginas que apresentam o cadeado ao lado da barra de endereços, são mais seguras e podem ser contestadas caso haja problemas.
  • Suspeite de formulários. Não preencha qualquer formulário que os sites apresentem sem questionar o motivo de cada item. Preste atenção também nas solicitações de consentimento para o uso de tais informações antes de simplesmente clicar em “concordo”.

Com esses conselhos básicos, os consumidores podem se manter vigilantes e realizar suas compras, aproveitando os melhores preços da temporada, sem correr risco de cair em um dos vários golpes que cercam a rede durante a Black Friday.

Galeria de Imagens
Leia também em Conteúdo Patrocinado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br