Universo Pet
Meu gato está com dificuldade de fazer xixi, o que pode ser?
por Viviane Becker
Quem responde essa pergunta é a equipe do Consultório de Pequenos Animais Prof. Ana Luiza Cabral Risch, da Urcamp. A obstrução uretral é uma enfermidade bastante comum em gatos machos, sendo considerada uma emergência na clínica de pequenos animais, pois, de acordo com tempo e a gravidade da obstrução, pode causar danos renais e até mesmo o óbito do paciente.
O gato macho é mais acometido por obstruções uretrais do que a fêmea, devido à conformação anatômica de sua uretra, a qual é mais estreita e comprida. As principais causas de obstruções das vias urinárias em gatos são cristais nos rins ou bexiga, infecção no trato urinário e estresse.
Os sinais são lambedura excessiva da genital, desconforto ao urinar, vontade de urinar com muita frequência em pequenas quantidades, urinar com sangue, miados ao tentar urinar, urinar em locais incomuns, e até mesmo não urinar.
O diagnóstico é feito a partir do completo exame clínico do gato, utilizando também exames complementares, tais como ultrassom, urinálise e testes laboratoriais. O ultrassom contribui bastante para o diagnóstico de problemas urinários em seu felino, tais como infecção urinária, presença de cristais, cistite idiopática, além de algumas alterações renais.
A agilidade em buscar o veterinário, nesses casos, é decisiva quanto ao prognóstico. O tratamento consiste em aliviar e promover conforto ao paciente através da desobstrução e da analgesia, sendo essencial remover a causa primária e corrigir os danos ao organismo, ocasionados pelo quadro.
{AD-READ-3}Para prevenir, é preciso “gatizar o ambiente”, ou seja, deve ter água limpa e fresca à disposição (trocada pelo menos duas vezes ao dia), caixa de areia higienizada diariamente e enriquecimento ambiental (para não ocorrer estresse).
No Consultório de Pequenos Animais Prof. Ana Luiza Cabral Risch são realizadas ultrassonografia, para assim garantir confiabilidade aos diagnósticos.