Cidade
Mudança no transporte público inicia em Bagé
por Alana Portella Gonçalves
Em desfecho à discussão sobre ajustes nos horários do transporte público de Bagé iniciou, nesta quinta-feira, 2 de novembro, o novo cronograma implementado pelo Consórcio de Transporte Coletivo de Bagé (CTC). Ou seja, o sistema passa a operar com a redução de horários.
De acordo com o gerente da empresa Stadtbus, André Oliveira, a equipe opera conforme a ordem de serviço. “Nossas tabelas estão atualizadas no site e as adequações de horários são necessárias devido à baixa demanda de passageiros”, justifica. Na empresa, serão 12 duplas (motorista e cobrador) utilizadas na data - no sistema normal, são 18 duplas.
Para o gerente da Anversa, Mardônio S. Martins, a preparação focou na divulgação dos horários no aplicativo, redes sociais e site da empresa. “Estamos organizando as novas escalas e será operada a mesma quantidade de ônibus dos domingos. Apenas estarão com intervalo entre 11h e 14h e, após, às 18h30min”, relembra, explicando que nestes dois períodos estarão operando as linhas circulares.
Ainda na Anversa, Martins pontua que a diminuição dos horários é de 14%. Na empresa, 9 duplas estarão em operação. Em comparativo, eram 15 antes da atualização.
Novos horários
As alterações nos horários do transporte coletivo serão aplicadas nos dias úteis e aos sábados, com um intervalo de uma hora entre as viagens durante o pico da manhã (das 9h às 11h) e no pico do turno da tarde (das 14h30min às 16h30min). Após as 19h30min, será mantido no mínimo um ônibus por linha.
{AD-READ-3}Aos domingos e feriados, as linhas convencionais circularão, no turno da manhã, das 6h30min às 11h, e à tarde, das 14h às 18h30min. Nos intervalos entre esses horários, das 11h às 13h59min e das 18h30min às 21h, será disponibilizada uma linha circular, com um veículo por concessionária, para atender os deslocamentos do centro para os bairros.
No que diz respeito às linhas rurais, as seguintes alterações preveem alguns cancelamentos. As linha do Bento Rengo e Olhos D`A´gua, por exemplo, ficarão sem operação. Já a da Pedra Grande, terá atividade quinzenal, a exemplo da Serrilhada - esta com viagens nas segundas-feiras.