Universo Pet
Consultório Veterinário de Pequenos Animais da Urcamp chama a atenção para o câncer de mama
por Viviane Becker
No mês de conscientização sobre a importância do controle e prevenção ao câncer de mama, a equipe da do Consultório Veterinário de Pequenos Animais Profª Ana Luiza Cabral Risch da Urcamp lembra que os pets também sofrem com este problema.
O câncer de mama que acomete cadelas e gatas é caracterizado por tumores benignos ou malignos que se desenvolvem nas mamas como resultado de distúrbios hormonais. Podem acometer fêmeas de qualquer idade e sempre são um sinal de alerta aos tutores, devido ao risco que representam. Algumas vezes, machos também podem ser afetados. “A identificação destes tumores pode ser realizada por palpação periódica das mamas, uma vez ao mês, devido seu crescimento rápido. Uma vez identificados, o pet deve ser encaminhado o mais breve possível para atendimento do médico veterinário, a fim de aplicar o melhor tratamento para cada caso, aumentando as chances de recuperação do seu amigo”, ressalta a veterinária Luciana Lins Araújo.
A prevenção é a melhor solução e pode ser iniciada com qualquer idade, sendo mais eficaz quando iniciada na fêmea mais jovem. A veterinária alerta que a castração diminui o risco e gravidade destes tumores, principalmente quando realizada antes do primeiro cio. Também como forma de prevenção, evitar o uso de anticoncepcionais, as “vacinas anti-cio”, que são o maior causador dos tumores mamários em fêmeas caninas e felinas. No Consultório da Urcamp você encontra todas as orientações necessárias para a prevenção e tratamento dos tumores mamários nos seus pets. Aproveite o mês de conscientização e leve seu amigo para consulta preventiva ou para o tratamento, se ele já possui tumores.