Cidade
IFSul celebra 13 anos de atuação em Bagé
por Alana Portella Gonçalves
Com a missão de promover educação profissional de qualidade para a região da Campanha, o Campus Bagé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) completa 13 anos nesta quarta-feira, 4 de outubro.
Segundo o diretor do Campus, Diego Porcellis, o Instituto, em Bagé, foi criado como parte da fase II do plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, estabelecido pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e representa a concretização de um sonho antigo da população local. "Desde o início, o campus se dedicou a oferecer cursos que atendessem às demandas regionais e contribuíssem para a superação dos problemas estruturais da região", cita.
As atividades acadêmicas tiveram início em 4 de outubro de 2010, na Escola Municipal São Pedro, com a matrícula dos primeiros 60 estudantes nos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática. Desde então, o campus tem expandido sua oferta educacional.
O campus Bagé possui uma área própria de 57 hectares e infraestrutura adequada para proporcionar uma experiência educacional de qualidade. Conta com cinco blocos, incluindo administrativo, salas de aula, agropecuária, alimentos e laboratórios de informática, além de áreas abertas para práticas esportivas e aulas práticas. Também dispõe de uma biblioteca, auditório, miniauditório, estação de tratamento de efluentes e uma usina fotovoltaica.
Para celebrar este marco de 13 anos, o Campus Bagé realiza uma comemoração especial. Nesta quarta-feira, são oferecidos bolos para os alunos e servidores nos três turnos de aula, proporcionando um momento de confraternização. Além disso, a Gincana de Aniversário, que estava programada para acontecer na mesma data, foi transferida para os dias 19 a 21, devido aos estragos causados pela chuva de granizo.