GRANIZO EM BAGÉ
Governo federal reconhece situação de emergência de Bagé
por Redação JM
O Ministério de Integração e d Desenvolvimento Regional publicou, na tarde desta terça-feira, dia 26, Portaria (nº 3028), reconhecendo o decreto de situação de emergência emitido pela Prefeitura de Bagé, no sábado, dia 23, após o município ser atingido por um temporal de granizo que, de acordo com dados oficiais, danificou mais de 10 mil imóveis.
O documento é assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. Com o reconhecimento, agora, a expectativa é pelo encaminhamento de auxílio para que o município recupere os estragos causados pelo fenômeno climático.
Informações atualizadas nesta terça-feira, pela Prefeitura, estimam que 40 mil pessoas tenham sido afetadas, de alguma forma, pelo temporal. Até o momento, 16 mil telhas foram distribuídas, além de 300 rolos de lonas, para medidas de auxílio iniciais. O prejuízos, apenas junto aos imóveis particulares, é estimado em R$ 60 milhões. Além disto, 42 escolas da rede municipal sofreram algum tipo de dano, bem como 20 postos de saúde. Também, 67 pessoas se feriram ao tentarem realizar reparos em suas casas, conforme atualização das 11h.
De acordo com representantes da União, técnicos da Defesa Civil Nacional devem visitar Bagé nesta próxima quarta-feira, dia 27.