Água na Boca
Miolo sugere arroz carreteiro com salada morna braseada
por Viviane Becker
A Miolo Wine Group acaba de lançar um e-book com pratos e dicas de harmonizações em parceria com o chef mineiro Felipe Caputo, valorizando a diversidade brasileira. A viagem pelos aromas e sabores do Brasil resultou em receitas elaboradas tendo como base a culinária regional de cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal.
É claro que não poderia faltar a harmonização com os 10 rótulos da linha Miolo Reserva. O resultado está sendo compartilhado com apreciadores de vinhos e da boa mesa através de um livro de receitas que reúne o passo a passo de cada receita. Hoje compartilhamos o modo de preparo do nosso tradicional carreteiro. Aos interessados em ter acesso ao e-book basta solicitar via a landing page Miolo https://loja.miolo.com.br/receitas. A receita do chefe indica carne de sol, mas no nosso caso, costumamos fazer o carreteiro com as sobras do churrasco ou com charque. Faça a sua receita e bom apetite!
Ingredientes para o arroz
400 gramas de carne de sol
400 gramas de linguiça de porco desconstruída – quebrada grosseiramente
300 gramas de arroz parboilizado
Uma xícara de vinho branco seco
Quatro dentes de alho picadinho
Uma cebola picadinha
Um punhado de alecrim picadinho
Um punhado de tomilho picadinho
Uma cenoura picadinha em cubos pequenos
Um talo de um alho-poró picadinho em cubos pequenos
Uma colher de chá de açafrão em pó
50 ml de azeite
200 gramas de minitomates italianos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo: Corte a carne de sol em cubos médios e reserve; Desconstrua a linguiça tirando toda a pele e reserve; Leve ao fogo uma panela estilo wok e aqueça; Coloque a linguiça desconstruída e deixe fritar; Acrescente o azeite, o açafrão, a cebola, o alho, a cenoura e o alho-poró e refogue; Sal e pimenta-do-reino a gosto; Quando os legumes estiverem dourados, acrescente o tomilho, o alecrim e o vinho branco seco; Quando o vinho evaporar, acrescente a carne de sol – mexa; Acrescente o arroz e refogue; Acrescente água quente até cobrir todo o arroz; Deixe cozinhar em fogo baixo; Acerte o sal e a pimenta-do-reino; Se necessário acrescente uma segunda água, até o arroz ficar al dente e molhadinhp; Finalize com os minitomates italianos.
Ingredientes para a salada
Duas berinjelas
Duas abobrinhas
Dois pimentões vermelhos
Quatro colheres de sopa de alcaparras
50 ml de azeite extravirgem
Um punhado de folhas de dill (endro)
Meio maço de folhas de hortelã rasgadas grosseiramente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo: Coloque os pimentões em uma chama do fogão ligada para queimar por inteiro (vá virando conforme queima); Assim que ele estiver todo queimado (preto), leve-o em água corrente e tire toda a pele e as sementes. Em seguida, corte-o em tiras finas de forma longitudinal – reserve; Corte as berinjelas em fatias bem finas ou em mandolin (de forma longitudinal), leve-as a uma frigideira aquecida com azeite, sele dos dois lados e reserve; Em um vasilhame, misture os pimentões, as abobrinhas, as berinjelas, o azeite, as alcaparras, o sal, a pimenta-do-reino, o hortelã e o dill.
Montagem: Assim que o arroz estiver al dente e ainda molhadinho, desligue o fogo; No centro da panela coloque a salada morna de legumes e ervas frescas; Finalize por toda a panela raspas de dois limões sicilianos.
Sirva. Bom apetite!
{AD-READ-3}
Fotos: Divulgação Miolo