Cidade
Projeto incentiva o empreendedorismo feminino
por Alana Portella Gonçalves
Desde muito jovens, diversas garotas buscam maneiras de se destacar no mercado de trabalho. Além de atuação em grandes empresas, um novo nicho faz bastante sucesso: o empreendedorismo. Como forma de conquistar um público que está em constante crescimento em Bagé, surgiu o projeto social Empreende Menina, que visa formar e transformar jovens.
Fundado há quatro anos, o projeto social teve início em 2019, idealizado por Helena Assumpção, atual presidente, como forma de pensar o desenvolvimento pessoal e profissional de meninas e mulheres com idades entre 9 até 26 anos. Um dos mais recentes cursos é o de Confeitaria, ministrado por Rafaela Domingues, que está no ramo desde 2019.
Além de doceira, ela é estudante de Direito da Urcamp e paga sua faculdade com a venda dos doces. Seu interesse em ser voluntária surgiu como forma de inspirar novas meninas a terem uma fonte de renda e serem donas do seu próprio negócio.
Na terça-feira, 4, as meninas, em seu segundo dia de curso, já iniciaram o processo de venda. Elas produziram 45 brigadeiros e realizaram a comercialização, ação que deve ser repetir uma vez por semana. É possível adquirir os doces, inclusive, na sede do projeto. As alunas estão empenhadas em colocar em prática o aprendizado, buscando obter receita e impulsionar o projeto. Dessa forma, conseguem adquirir mais insumos. No entanto, é possível colaborar com o projeto e oferecer patrocínio para o curso.
Além do curso de Confeitaria, que ocorre semanalmente, o local também oferece aulas de Automaquiagem e Personalização de Caixas, tudo de forma gratuita para a comunidade. A professora de Confeitaria também abordará módulos de Gestão Financeira durante o seu curso.
O projeto de confeitaria ocorre todas as terças-feiras, a partir das 14h30. Ainda há vagas disponíveis para quem quiser participar. A sede do curso está localizada na Dom Bosco, nº 117, e é possível entrar em contato através da rede social do projeto: Instagram @empreendemeninaoficial.