COVID-19
Mais de 8,2 mil pessoas já foram imunizadas com a vacina bivalente em Bagé
por Jaqueline Muza
A aplicação das vacinas bivalentes contra a Covid-19 segue firme em Bagé. Até agora, 8.238 pessoas receberam a imunização. Após a aplicação nas instituições de longa permanência para idosos, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência deu início à vacinação nos idosos com 70 anos ou mais e, a partir de agora, já estão sendo aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais, Profissionais de Saúde, imunocomprometidos, e presídios.
A Secretaria, conforme repassado ao JM, deve lançar nova estratégia de imunização. Por enquanto, as vacinas estão disponíveis nos Centros de Referência em Saúde. Só poderão receber a dose da vacina bivalente quem tiver recebido, no mínimo, duas doses do esquema vacinal.
A enfermeira e coordenadora de imunizações do município, Tatiana Miranda, ressalta também que é necessário intervalo de quatro meses do esquema primário para receber a vacina bivalente. As doses oferecem uma proteção maior, atuando contra a cepa original da doença e também contra as variantes. O Ministério da Saúde acredita que, com a bivalente, será possível a aplicação de apenas uma dose por ano da vacina contra a Covid-19.
Conforme Tatiana, a Unidade Móvel da Saúde estará duas vezes por mês na Praça Silveira Martins e nos Centros de Referência: Castro Alves, CAIC, Floresta, Arvorezinha, CSU, Sá Momanny, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.