MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Prefeitura de Bagé anuncia aplicação da vacina bivalente em idosos mais de 70 anos

Em 21/02/2023 às 22:15h

por Redação JM

Prefeitura de Bagé anuncia aplicação da vacina bivalente em idosos mais de 70 anos | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
RS já recebeu, até o momento, 354,7 mil doses do imunizante | Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

Após a aplicação das vacinas bivalentes contra a Covid-19 nas instituições de longa permanência para idosos, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé anunciou que dará início à aplicação das doses nos idosos com 70 anos ou mais. As doses estarão disponíveis a partir de quinta-feira (23), nos Centros de Referência em Saúde.

“Nós temos uma boa expectativa com a chegada das vacinas bivalentes. Isto porque ela oferece uma proteção maior, atuando contra a cepa original da doença e também contra as variantes. E o Ministério da Saúde acredita que, com a bivalente, será possível a aplicação de apenas uma dose por ano da vacina contra a Covid-19”, destacou o secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel.

Nos postos de saúde estarão disponíveis as duas vacinas: as monovalentes e as bivalentes. Mas só poderão receber a dose da vacina bivalente quem tiver recebido, no mínimo, duas doses do esquema vacinal. A enfermeira e coordenadora de imunizações do município, Tatiana Miranda, ressalta também que é necessário intervalo de quatro meses do esquema primário para receber a vacina bivalente.

As vacinas serão aplicadas nos Centros de Referência: Castro Alves, CAIC, Floresta, Arvorezinha, CSU, Sá Momanny, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Reforço

O Rio Grande do Sul recebeu, no sábado, dia 18, 97,2 mil doses de vacina bivalente contra a covid-19. No total, já foram encaminhados 354,7 mil imunizantes ao Estado. Nas próximas semanas, o Ministério da Saúde enviará novas remessas.

As vacinas serão distribuídas e encaminhadas às 18 coordenadorias regionais, onde haverá separação para que os municípios façam a coleta das suas respectivas doses após o feriado de Carnaval. Até lá, elas permanecem no Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cead) da Secretaria da Saúde (SES).

No Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação com o imunizante bivalente se iniciou oficialmente na terça-feira passada, dia 14, em Canoas. O trabalho em conjunto com os municípios e a capacidade técnica viabilizaram a antecipação da campanha, em relação à data prevista em nível nacional.

Além de priorizar o atendimento de pessoas em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), a SES recomenda aos municípios aplicar a bivalente em idosos com 70 anos ou mais nos postos de saúde. Para isso, será usado o excedente de doses que cada município tiver recebido.

Considerando que a campanha em âmbito nacional começa oficialmente no próximo dia 27 e que o sistema de informações nacional só poderá ser abastecido a partir desta data, a recomendação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é de restringir a aplicação de doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município. “Importante lembrar que, até o dia 27, cada município deve fazer um controle próprio das vacinas aplicadas, para só depois repassar ao sistema de informações do Ministério da Saúde”, explica a diretora do Cevs, Tani Ranieri. “É fundamental que as nossas prefeituras mantenham esse registro interno, para que as vacinas bivalentes sejam contabilizadas para a cobertura vacinal da população e que cada um tenha seu registro no ConecteSUS.”

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, protegendo contra as duas maiores variações da Ômicron, que registraram o maior número de casos na última grande onda em nível nacional. “Por ser mais específica, essa vacina tem maior potencial de desenvolver imunidade, principalmente naquelas pessoas com um sistema imunológico mais enfraquecido”, enfatizou Tani Ranieri.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br