MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Esquema vacinal completo é a estratégia para conter subvariante BQ.1 do coronavírus

Levantamento aponta que 3 milhões de gaúchos estão em atraso com a terceira dose

Em 12/11/2022 às 12:05h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Esquema vacinal completo é a estratégia para conter subvariante BQ.1 do coronavírus | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

O aumento de casos da subvariante ômicron BQ.1 do coronavírus em países da Europa, América do Norte e Ásia motivou o Gabinete de Crise do Governo do Rio Grande do Sil a declarar, na quinta-feira, dia 10, estado de atenção em todo o RS. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), contudo, até o momento, nenhum alerta ou aviso às regiões será emitido.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde e Atenção às Pessoas com Deficiência de Bagé, Ricardo Necchi, o município não recebeu nenhuma orientação sobre a BQ.1. Ele salienta, porém, que as eventuais novas variantes vão seguir surgindo e as pessoas que estão com as quatro doses da vacina estão protegidas. “Temos que seguir as campanhas para que as pessoas completem seus esquemas vacinais. Por enquanto, não se pensa em fazer a quinta dose, somente nas pessoas imunossuprimidas. Temos que seguir estimulando os pais que levem as crianças. Vamos ter de conviver com o Covid como mais uma doença do nosso calendário“, disse.

Necchi destaca que as novas variantes não têm a mesma virulência que tinham no início, quando as pessoas não tinham nenhuma defesa e, com isso, a Covid-19 era uma doença mortal. “No hospital, o Covid é casual e é realizado teste em todos os pacientes que são internados. A maioria dos pacientes tem outras doenças e os casos registrados na instituição, na maioria, é de idosos. Não vejo com grande preocupação essa nova variante”, ressalta.

Dados do painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde apontam que, até quinta-feira, 3 milhões de gaúchos estavam em atraso com a terceira dose. Para a segunda injeção de reforço, o equivalente à quarta dose, o levantamento indica que 2 milhões de habitantes do RS não buscaram os postos de saúde para realizar a aplicação.

Alerta e recomentações

O Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento a Pandemia Covid-19 do governo do Estado emitiu, na sexta-feira, 11, uma Nota Técnica com alerta e recomendações à população, com o reforço do uso de máscaras, da vacinação e a ampliação da testagem.

O documento sintetiza as orientações, à população em geral e à gestão pública, em cinco itens: recomenda que pessoas com sintomas respiratórios utilizem máscaras de proteção facial e que evitem locais fechados e com aglomerações de pessoas; reforça a orientação de uso de máscaras de proteção facial em locais com baixa ventilação e/ou riscos de aglomeração; reforça a importância das vacinas atuais e das campanhas de vacinação contra a covid-19, incluindo as doses de reforço; enfatiza que o ato de vacinar-se é importante para proteção de todas as pessoas da sua convivência; sugere reforçar e ampliar a testagem na manifestação de quaisquer sintomas gripais, bem como o isolamento e a intensificação da vigilância genômica.

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, reforçou a importância da vacinação. “O Rio Grande do Sul precisa se mobilizar para que a população volte às unidades de saúde”, afirmou.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br