Eleições 2022
Votação mais rápida agiliza movimentação nas seções eleitorais
por Melissa Louçan
Como os eleitores depositam apenas dois votos na urna eletrônica nesse segundo turno, o processo de votação se tornou mais ágil neste domingo. A média que as pessoas levam, desde a liberação da urna para votar, até finalizar a operação, é de 20 segundos.
Presidente da seção 344, Gilson Coelho Lopes informa que todo o processo, entre identificação junto aos mesários até apertar a tecla confirma pela segunda vez, leva, em média, um minuto.
Isso refletiu, diretamente, no tempo de espera nas filas de eleitores. Poucas seções apresentam movimentação mais intensa, com filas – apenas nos maiores colégios havia espera para votar, até o final da manhã de hoje.
Atuando como fiscal no colégio eleitoral da Escola Cívico Militar, João Pereira explicou que o maior movimento, inclusive com filas, ocorreu nas primeiras horas da manhã, em que as pessoas chegaram a aguardar cerca de 10 minutos.
Vale lembrar que neste pleito, as eleitoras e os eleitores contam com 1 segundo a mais para conferir o voto na urna eletrônica, antes de apertar a tecla verde “Confirma”. O objetivo do tempo extra é justamente estimular a conferência do voto com o máximo de atenção para evitar qualquer engano antes da confirmação.
{AD-READ-3}A urna eletrônica libera a confirmação do voto após esse tempo de 1 segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. No final, depois da escolha de todos os candidatos, aí sim o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo, indicando a conclusão da votação pelo eleitor.