Eleições 2022
Domingo para definir futuro do Brasil e do Rio Grande do Sul
por Redação JM
Mais de 91 mil bajeenses podem ir às urnas, neste domingo, 30, para eleger governador e presidente. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, disputam o Palácio do Planalto. Já o governo do Estado é disputado por Onyx Lorenzoni, do PL, e Eduardo Leite, do PSDB.
No primeiro turno, Lula contabilizou 34.767 votos (52,28%) em Bagé. Bolsonaro alcançou 26.272 votos (39,51%). Onyx Lorenzoni totalizou 21.237 votos (33,70%), enquanto Leite somou 14.615 votos (23,19%). Edegar Pretto, do PT, que não avançou ao segundo turno, totalizou 23.741 votos (37,67%).
Lula busca seu terceiro mandato como presidente. O candidato a vice em sua chapa é Geraldo Alckmin, do PSB, que foi seu adversário na disputa de 2006. Bolsonaro é atualmente o 38º presidente do Brasil, cargo que assumiu em 1º de janeiro de 2019. O candidato a vice-presidente na chapa é Walter Braga Netto.
Lorenzoni foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Foi ministro da Casa Civil e do Trabalho e Previdência Social. Concorre a governador pela chapa Republicanos/Patriota/Pros/PL. A vice na chapa é a professora Cláudia Jardim, 40 anos, do mesmo partido.
Eduardo Leite é bacharel em direito. Estudou gestão pública nos Estados Unidos e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas. Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade. O vice na chapa, Gabriel Souza, do MDB, é deputado estadual.
Horário unificado
O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é de 8h às 17h do horário de Brasília. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.
{AD-READ-3}Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos.
Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Se você está querendo saber se a CNH digital é válida, sim, vale.