MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Eleições 2022

Boletins de urnas de Bagé e Dom Pedrito integraram auditoria do TCU

Em 29/10/2022 às 19:43h

por Redação JM

Boletins de urnas de Bagé e Dom Pedrito integraram auditoria do TCU | Eleições 2022 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alexandre de Moraes recebeu resultados do ministro Bruno Dantas / Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, recebeu, na quinta-feira, 27, do presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, os resultados parciais sobre a auditoria realizada nos boletins de urna do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022. Três urnas de Bagé e uma de Dom Pedrito integram o volume de 3.100 boletins de urna processados até agora, o que representa 74,5% do total da amostra definida para o primeiro turno do pleito. Cerca de 4,5 milhões de informações foram comparadas e nenhuma divergência foi encontrada.

Os boletins de urna impressos foram encaminhados pelo correio e digitalizados. O presidente do TCU definiu a auditoria como um ‘sucesso’ e destacou que o TSE foi extremamente cooperativo com os auditores da Corte de Contas. “Nós podemos afirmar que não foi encontrada qualquer discrepância entre aquilo que os eleitores lançaram nas urnas eletrônicas – e que consta nos boletins impressos que cada urna gera ao final do dia de votação – e aquilo que foi totalizado pelo TSE”, afirmou Bruno Dantas.

As seções 0045 e a 0261, da zona 0007, e a seção 0275, da zona 0142, representam Bagé na amostra de urnas sorteadas. A seção 0112, da zona eleitoral 0018, representa Dom Pedrito. Os dados referentes à auditoria são abertos e podem ser consultados através do Painel de Avaliação da Integridade dos Boletins de Urna nas Eleições Gerais de 2022, criado pelo TCU para dar transparência e publicidade ao trabalho inédito de verificação de amostras de boletins de urna por auditores federais de controle externo.

O processo de auditoria é realizado por servidores públicos de carreira do TCU capacitados tecnicamente e segue recomendações de manuais internacionais de auditoria. A amostra de 4.161 boletins de seções eleitorais foi sorteada no dia 4 de outubro de 2022, após a totalização dos votos pelo TSE. O trabalho de auditoria consiste na comparação dos boletins em papel (impressos e assinados depois o término da votação) com os dados utilizados pela Corte Eleitoral para a totalização dos votos, referentes aos mesmos boletins.

A verificação faz parte da quinta etapa da auditoria do sistema eletrônico de votação brasileiro feita pelo TCU. São conferidas informações, desdobradas por município, zona, seção, cargo, partido e candidato, relacionadas à quantidade de eleitores aptos; quantidade de votos nominais; quantidade de votos de legenda; quantidade de votos em branco; quantidade de votos nulos; quantidade total de votos por cargo; e quantidade de votos destinados a candidato ou legenda.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br