Eleições 2022
Cartórios eleitorais em preparativos finais antes do 2º turno
Ajustes vão além da redistribuição de urnas e atualização de dados
por Melissa Louçan
A três dias do segundo turno das eleições gerais, o 142º e o 7º Cartórios Eleitorais estão nos preparativos finais para garantir a segurança do pleito no próximo dia 30. Mas os preparativos para o segundo turno vão além da redistribuição de urnas e atualização de dados. Bagé conta, atualmente, com 91.389 eleitores aptos, 273 seções em 47 locais de votação.
O chefe da 142ª Zona Eleitoral, João Carlos Eilert Filho, acredita que a segunda etapa do pleito será mais tranquila, tanto pelo número reduzido de candidatos na disputa quanto pela experiência que os eleitores já tiveram no primeiro turno. “Quem teve a seção alterada e teve problemas para encontrá-la, por exemplo, agora já vai saber onde ir”, destaca.
Além disso, uma das principais alterações deste ano - a proibição do uso de telefone celular na urna eletrônica - foi bem recebida pelos eleitores. Apenas uma ocorrência foi registrada na cidade, na 142ª Zona, de acordo com Eilert Filho.
Outra questão já resolvida durante a semana foi a substituição de alguns mesários. Durante o primeiro turno, foram 30 faltosos, que agora serão substituídos por suplentes. Já na 7ª Zona, 38 mesários foram substituídos.
O carregamento de dados das urnas, com o software encaminhado pelo Tribunal Superior Eleitoral, já foi realizado, assim como a auditoria dos equipamentos. Falta agora somente a inspeção visual das urnas, junto aos juízes eleitores, para verificar se os aparelhos estão funcionando normalmente. Com as urnas já testadas e lacradas, a distribuição nas seções eleitorais deve iniciar na sexta-feira.
{AD-READ-3}No primeiro turno, em todo o país, foram empregadas cerca de 577 mil urnas, incluindo as reservas. As cerimônias públicas de preparação dos equipamentos são acompanhadas, presencialmente, por representantes de partidos e coligações partidárias, de entidades fiscalizadoras e da imprensa. Qualquer cidadão interessado também pode comparecer aos eventos de sua cidade ou região, bastando checar o cronograma que cada TRE costuma divulgar em sua página na internet.
Vale lembrar que, além da proteção do lacre produzido pela Casa da Moeda, as urnas eletrônicas não têm conexão com a internet e não são ligadas em rede. E já durante a etapa de geração das mídias e preparação das urnas, os servidores costumam verificar também integridade e a autenticidade do sistema. Posteriormente, as urnas são submetidas a uma auditoria por amostragem, na qual são selecionados alguns equipamentos já devidamente preparados.